quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A manipulação da verdade e carga tributária no Brasil

.

O desejo de poder é muito forte no ser humano. Poder é igual a moldar a realidade como se quer.

Quanto mais o indivíduo se entrega ao desejo de poder mais ele se afasta da realidade e MENOS capacidade tem de tolerar a frustração.

Os reis (quando possuíam o poder de fato)eram tradicionalmente figuras dadas a chiliques, crises nervosas e reações violentas.

O mesmo costumeiramente acontece com aquelas pessoas que são MUITO ricas. O costume de mandar e o desejo de mando as tornam (costumeiramente) inclinadas a tentar manipular a verdade para se satisfazerem.

É o que acontece na discussão da carga tributária no Brasil.

É uma carga tributária alta. Mas, não é alta para todos. A carga tributária dos muitos ricos é uma das MENORES do mundo.

A carga tributária da classe média e dos mais pobres é uma das mais altas do mundo.

Quando esta verdade é explicitada por alguém, este alguém vira "inimigo" a ser desqualificado. É o caso do presidente ddo IPEA, Marcio Pochmann.

A incapacidade de tolerar idéias divergentes, o desejo de manipular e esconder a verdade (o que denota poder), e o egoísmo de classe faz com que pessoas como o Márcio Pochmann sejam "uma pedra no sapato" que devem ser tiradas do meio do caminho.

Por outro lado existe um tal IBPT que vive apresentando "estudos" que agradam os muito ricos. Direto seus "estudos" são divulgados na mídia conservadora. São estudos do tipo: o pagamento médio de CPMF no Brasil é ... . Estes estudos se esquecem de informar quem paga, e quanto paga. Tentam passar a impressão que todos eram iguais frente a CPMF.

No Brasil jatinho não paga IPVA. Se o sujeito comprar um carro para ir trabalhar paga IPVA.

O cara trabalha o mês inteiro e recebe 3 mil reais de salário e paga Imposto de renda. A dona de um banco fica em casa vendo televisão. Recebe MUITOS MILHÕES de dividendos e NÃO PAGA UM CENTAVO DE IMPOSTO DE RENDA.

São distorções que fazem os muito ricos cada vez mais ricos e sufoca a classe média e a classe mais humilde.

O duro é ver a clase média confundindo seus interesses com os interesses da classe alta.



.

2 comentários:

Anônimo disse...

A carga tributária do Brasil é alta? Nao, nao é mesmo. Nem a da crasse mérdia ou dos mais pobres q vc cita. Morei 3 anos na Dinamarca + 2 na Noruega + 2 na Suécia + 1 na Áustria + 3 na Alesmanha, etc e atualmente moro em Reykjavik ... delírio da maldita imprensalao q martela essa mentira deslavada nos ouvidos do nosso povo q, por motivos quase óbvios, nao tem acesso ás verdades e mentiras dessa outra conversa fiada da mídia dos patroes. Chamo isso de Mitologia do Negativismo, tem como base o tal complexo de vira-latas q Nelson Rodrigues tanto usou. Porq nossa mídia podre nao faz matérias sobre carga tributária nos países mais desenvolvidos do planeta? Por medo da verdade e, se o fizer, vai manipular no máximo possível. Pergunte a 1 dinamarqes, apenas como exemplo, se é bom ser rico em seu país? Dirá q nao, q mais vale ser classe média etc ... Bem, como nao há condicoes de se discutir tal tema aqí, fico nessa afirmativa: a carga tributária do Brasil, física e/ou jurídica, NAO É alta, MESMO. Longe disso. Qem reclama, qer os idiotas de plantao chiando em seu nome, prá q burlarem as leis, prá qcontinuem a nao pagar impostos - dever de cidadao. Como fizeram c/ a CPMF, Fiesp + Fierj e afins sabem muito bem disso, assim, usam esses jornalistas do jabá como Miss Pig, Clovi$ Ro$$$i, etc, prá falarem as merdas de todo dia. Santo ou nao.
Inté,
Murilo

Paula T. Jando disse...

Ao ilustre Anonimo Murilo,
Rei do Requeijão em Reykjavik;

Concordando em genero "e numero igual", o maior problema se concentra no que deveria se fazer com o dinheiro dos impostos e não se faz, como tantos que pagamos, e nem sequer sabemos, ou desconhecemos solenemente para que servem ( ou serveriam, na teoria ).
IPVA -

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor e foi criado com o objetivo de disponibilizar recursos no desenvolvimento/manutenção das vias onde trafegam os veículos.( OU DEVERIA SER )

E digo isso TRISTE, pois existem tributos sobre a mercadoria que circula, pela que é industrializada, pelo serviço prestado, por ser rico, por ser pobre, por não ser... e todos eles acabam no mesmo saco ( ou meias, cuecas, ternos e afins...)

Por favor, voce que está fora do país das maravilhas.. volte apenas para turismo, e para dar exemplo do que é viver em um mundo civilizado (mesmo com todos os problemas que isso gera).

Bestas Regadas,
( Best Regards )

Paula Tenório Jando.