segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Ótima notícia: Portal fiscalizará repasses do governo

.

"Para o ministro do Planejamento, portal vai ser "uma revolução na política brasileira"


Para os 2.245 prefeitos que conquistaram a reeleição no primeiro turno, o novo mandato já começou e com uma novidade que vai mudar a maneira de receber e gastar o dinheiro dos convênios assinados com o Palácio do Planalto e ministérios - uma bolada de R$ 35 bilhões, soma do que o Orçamento Geral da União reservou para as chamadas transferências voluntárias de recursos federais neste ano.


O Planalto aproveitou o período eleitoral, quando as transferências são proibidas por lei, e pôs no ar o Portal dos Convênios, uma espécie de Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) para vigiar esse dinheiro.


Além dos municípios, os repasses também são feitos - sempre por convênio - para Estados e Organizações Não-Governamentais (ONGs). A primeira e mais radical das mudanças vai incomodar os prefeitos que costumam sacar os recursos na boca do caixa. Pelas novas regras, em uma obra feita com verba federal, a prefeitura não terá mais acesso direto ao dinheiro. Cada convênio passará a ter uma conta específica em um banco oficial (Banco do Brasil, por exemplo) e os pagamentos serão feitos pelos ministérios diretamente aos fornecedores.”

Tribuna da Imprensa

Veja mais no blog Brasil Brasil


Nota do Chicão:

O caminho a avançar é rumo à TRANSPARÊNCIA PÚBLICA.

Além do óbvio de dificultar a corrupção, a transparência pública ajuda na organização dos gastos evitando o desperdício.

Também facilita a participação popular e a realização de estudos técnicos.

Bons estudos técnicos são a base para propostas racionais e criativas.

É impressionante como notícias como esta, importantíssima, é divulgada mal e porcamente.

Parabéns às pessoas que estão trabalhando neste projeto. Parabéns ao ministro do planejamento Paulo Bernardo.

PS: observe na eleição para prefeito das cidades. Em São Paulo ninguém sabe quanto, onde, para quem, etc. são os gastos da prefeitura.

Os tais gastos com cartões. Quantos são? Onde foram os gastos? Qual a relevância dos gastos?

Ninguém sabe nada.

Depois tem gente que reclama que político é ladrão.




.

Um comentário:

Anônimo disse...

Q papo mais idiota. Até parece q o Gov. Lula prima pelo desvio e q a CGU, em seu goeverno, nunca funcionou. Idiota esse seu texto. Acorda Alice. Serrassuga fazendo do diabo prá meter Kassab, o q qer enganar atá a Telma, e vc jogando água fora da bacia ... Q papo mais mané esse seu. E seu candidato se elegeu? C/ esse seu enfoqe das coisas sérias, melhor q nao. Outro panaca por lá, em nome da "ecologia"?
Inté
Murilo