sábado, 17 de maio de 2008

Índices para monitorar a qualidade do ensino no Brasil

Até que enfim os governos acordaram para a necessidade de criar índices que possam servir para avaliar e planejar o ensino no Brasil.

Esta semana o governo estadual lançou seu próprio índice, chamado Idesp (índice de desenvolvimento da educação do estado de São Paulo). Será um trabalho duplicado, triplicado em alguns lugares, já que estes índices estão sendo criados aos montes. Cada estado, vários municípios e o governo federal tem criado os índices.

Para evitar serviço duplicado é importante fortalecer o índice do governo federal que vem sendo “lapidado” a 5 anos e hoje já possui maturidade experiencial para se legitimar como um índice de qualidade.

Agora falta o básico: utilizar os dados para planejar as ações e direcionar investimentos.

Exemplo: uma escola estadual e uma municipal em um mesmo bairro podem ter qualidade de ensino diferente. Aquela escola que tem pior desempenho deve receber atenção especial em termos de treinamento dos professores, envolvimento de pais com o ensino, fornecimento de material pedagógico, etc.

De qualquer forma, se o novo índice estadual significar um real interesse em melhorar a educação estadual terá valido a pena.

Recomendo ao governo do estado de SP duas ações imediatas.

1) Hoje faltam professores em 70% das escolas estaduais. É urgente suprir esta carência. Como custa muito caro contratar dezenas de milhares de professores os governos do PSDB/Dem sempre fazem propaganda no último ano de governo dizendo que vão contratar milhares de professores. Assim não dá!

2) Dotar as salas de aula de recursos mínimos de iluminação, ventilação e equipamento pedagógico. Sem eles fica difícil o ensino. Temos em SP muitas salas de aula cuja temperatura atinge 40 graus, pois a construção foi feita de telha “eternit” e não existem nada quebre o sol direto (árvores, por exemplo).

Por fim é torcer para o Serra não repetir o que fez na cidade de SP, quando prefeito: destruiu o programa de treinamento dos professores, os projetos de qualidade de ensino e não repôs os professores que saíam da prefeitura (começou a faltar professores nas escolas).











Este é o minsitro Fernando haddad.

Os índices que ele aprimorou estão sendo considerados de ótima qualidade por todos os pedagogos.

É bom saber que há algo sendo bem feito no país.

Parabéns ao ministro e aos ex-ministros Cristovam Buarque e Tarso Genro.


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