sábado, 10 de maio de 2008

A realidade na cara de cada um

Recebi um email a propósito do meu artigo demonstrando a rede de interesse que une a imprensa conservadora e os destruidores da Amazônia.

Este email me chamava de radical.

A verdade está na cara de cada um. Mas, para vê-la a pessoa tem que segui-la.

Hoje o UOL tem a seguinte notícia - depois eu comento:


Pesquisa aponta que 17% dos deputados estão ligados a "lobby da cerveja"


"Levantamento na Câmara aponta que, dos 513 parlamentares, 87 (16,96%) estão ligados a empresas com interesses contrários à regulamentação da publicidade de cerveja, revela reportagem de Angela Pinho e Maria Clara Cabral publicada neste sábado na Folha".


"A pesquisa, realizada pela Folha a partir de dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mostra que quase um em cada cinco deputados têm concessões de rádio e televisão e/ou receberam doações de campanha da indústria de bebidas e de comunicação --que em 2006 superou os R$ 2 milhões".


"Nesta semana, o projeto que restringe a propaganda de bebidas com baixo teor alcoólico, inclusive a cerveja, entre as 6h e as 21h em rádio e televisão, foi retirado da pauta de votações da Câmara, a pedido do governo, após resistência de líderes partidários".


"Há mais de um mês, representantes da indústria de cerveja e de emissoras de rádio e TV vão ao Congresso quase diariamente para fazer lobby pela derrubada da proposta --bandeira do ministro José Gomes Temporão (Saúde)".


"Outra reportagem publicada na Folha revela que representantes das emissoras de televisão admitem ter feito lobby no Congresso para o adiamento da votação do projeto. Os deputados, por sua vez, negam ter sucumbido a interesses econômicos".


Comentário: 17% dos deputados fazem parte do lobby da cerveja. Para impedir a aprovação desta lei precisa de muito mais.

O jeito é se aliarem a outros deputados e senadores conservadores.

Uma boa parcela dos deputados e senadores a disposição para votar contra os limites rígidos da propaganda de bebida alcoólica são justamente aqueles eleitos com o apoio de setores mais atrasados e dos grileiros de terra.

Estes jornais, revistas, rádios e Tvs vão enfrenta-los e depois vão pedir o voto deles que significam centenas de milhões de reais nos bolsos dos donos dessas empresas?

A resposta é não.

Eles querem dinheiro.

Anúncios de bebidas alcoólicas significam muito dinheiro para eles.

Dinheiro o bastante para fazê-los considerar que um fazendeiro que é preso com material para fazer bomba, que é preso depois de mandar matar seres humanos e que é invasor de terra pública, seja apresentado como uma vítima.

Nos blogs de determinada revista este fazendeiro é apresentado como, pasmem, preso político.

Um horror!

Você acredita neles e o bolso deles vai enchendo de dinheiro.

E a Amazônia vai pegando fogo (não só por conta desta aliança de interesses)









Todos podem buscar ganhar dinheiro.
Aqueles que não souberem perder parte do dinheiro
estarão a brindo as portas para serem criadores e perpetuadores de injustiças.
O limite deve ser o bem comum.

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