sábado, 31 de maio de 2008

Mais um A320 não consegue aterrisar




No acidente da TAM em Congonhas o avião A320 não conseguiu parar.

Apesar da disputa política que contaminou o episódio (lamentavel) os laudos demonstraram falhas no avião.

Outros acidentes parecidos aconteceram, desde então.

O último, com mortes, aconteceu em Honduras.

SERÁ QUE CHEGOU A HORA DA EMPRESA QUE O CONSTRÓI FAZER UMA SEVERA REVISÃO DO PROJETO DESTE AVIÃO?


Veja partes da notícia da BBC sobre o acidente em Honduras:

Acidente aéreo em Honduras fere embaixador do Brasil

O embaixador do Brasil em Honduras, Brian Michael Fraser Neele, passa bem depois de ter ficado ferido em um acidente de avião ocorrido nesta sexta-feira na capital do país, Tegucigalpa.

Segundo informações de um representante da embaixada, o embaixador quebrou a perna esquerda no acidente e foi levado para um hospital particular, onde já teria recebido tratamento.
...

Segundo o jornal hondurenho El Heraldo, pelo menos três pessoas morreram no acidente com o Airbus A-320 da empresa aérea TACA, que ocorreu de manhã, horário local.

...
O jornal disse que o avião, com 124 passageiros e dois tripulantes a bordo, estava tentando pousar no aeroporto de Toncontín, em Tegucigalpa, mas acabou saindo da pista e se chocando com dois carros em uma avenida próxima.

Um dos passageiros do avião, o ex-ministro da Indústria e Comércio de Honduras Norman García, disse ao El Heraldo que as condições meteorológicas podem ter colaborado para o acidente.

“Foi uma aterrissagem difícil por causa da nebulosidade em Toncontín. O teto das nuvens estava baixo, o piloto tentou aterrissar uma vez e teve que desistir.”

“Na segunda tentativa, vi que as rodas do avião tocaram a pista no seu final.”

http://www.bbc.co.uk:80/portuguese/reporterbbc/story/2008/05/080530_embaixador_hondurasrg.shtml

PS: acabei de ler que infelizmente a embaixatriz do Brasil em Honduras faleceu neste acidente.
Que a paz de Deus a alcance nestes momentos de transição!

PS2: recebi um email sobre esta postagem relatando que a situação interna da Airbus é péssima.

Os problemas da Airbus se avolumam. Ele tece vários comentários e transcreve a parte abaixo de um blog.

"Poucos anos atrás a Airbus caminhava para se tornar a maior fabricante de aviões do mundo, desbancando a Boeing. Agora, suas ações despencaram 26%. Por trás da queda, escândalos corporativos, disputas entre funcionários alemães e franceses, erros de concepção".

Um comentário:

Anônimo disse...

Não comentaram esse também!!!

"Nessa sexta-feira (26/10/07), em Butuan, Filipinas, um A320 da Philippine Airlines perdeu a pista no aeroporto de Bancasi, em Butua, avançou 1 km pela grama e entrou por uma área com mata fechada e coqueiros. havia 138 pessoas a bordo. 34 ficaram feridas, inclusive os pilotos. Ninguém sabe a causa do incidente, mas passageiros disseram que o comandante tocou a pista muito além da marca determinada, ficando sem espaço para frear antes do fim. No momento do pouso o tempo era bom.

A hipótese de erro humano é sempre a primeira a ser levantada e os pilotos já contam com essa possibilidade. A pista de batuan (BXU) é longa, tem 1.96 km de extensão, o que é mais do que suficiente sobretudo para um pouso em condições normais de tempo. Mas no caso desse comandante, é bem mais complicado sustentar esse erro. Com 60 anos, ele é um veterano no cockpit dos A300/320/319. Com o aquecimento do mercado, a Philippines o chamou de volta. É esperar pra ver o resultados das ivenstigações."