segunda-feira, 19 de maio de 2008

Boa notícia: Escravocrata condenado

"A Justiça Federal no Maranhão condenou o fazendeiro Gilberto Andrade a 14 anos de prisão, e multa, por manter pessoas em condições análogas à de escravo, aliciá-las com falsas promessas e ocultar cadáveres. Ele também está sendo investigado pelo possível cometimento de homicídios e torturas.

Andrade, de 69 anos, é dono de terras na divisa Pará-Maranhão e consta da chamada “lista suja” do Ministério do Trabalho, onde são relacionados os modernos escravocratas rurais. Costumava andar armado e ameaçar seus empregados de violência, até ser preso pela Polícia Federal e denunciado pelo Ministério Público no ano passado.

Em suas fazendas há cemitérios clandestinos possivelmente usados para encobrir execuções. Já foram desenterrados 18 esqueletos. Há denúncias de que marcou a ferro de gado um de seus empregados, numa fazenda em Paragominas (MA).

A sentença do juiz Neian Milhomem Cruz é a primeira a condenar praticantes de trabalho escravo no Maranhão".

Walter Rodrigues
http://www.walter-rodrigues.jor.br/default.asp


Nota do Chicão: é tão raro uma notícia desta que até ficamos com a ilusão de que o Brasil está mudando.

Infelizmente não é a verdade.

As pessoas que apelam para a escravidão de outros seres humanos são muito bem relacionadas e possuem um apoio político não explícito forte.

Logo aparecerão políticos e jornalistas querendo transformar este bandido em VÍTIMA.

Não basta prender escravocratas. É um crime hediondo que deve ser punido exemplarmente, inclusive atingindo onde mais dói nestas pessoas: o bolso.

Por isto que é tão importante a aprovação da PEC (proposta de emenda constitucional) que confisca as terras onde há trabalho escravo.

Um bom blog para seguir a luta contra o trabalho escravo é o Blog do Sakamoto:
http://blogdosakamoto.blig.ig.com.br/

Nenhum comentário: