terça-feira, 15 de setembro de 2009

Votar na Marina e eleger quem?

.

Tenho um amigo, que faz vários anos adotou um postura ecológica radical.

Abandonou o carro.

Só come comida orgância.

É um cara culto e verdadeiro.

É um exemplo.

Ele, assim como eu, sempre admiramos a Marina Silva.

E continuamos a admirar.

Ele, assim como eu, gostaríamos de votar na Marina.

Eu não vou votar, com certeza.

Ele estava decidido a votar. Agora está pensando...

A questão é: vou votar na Marina e vou eleger quem?

O meu amigo pensa politicamente claro: a votação da Marina vai puxar a eleição de deputados e ajudar ou atrapalhar a eleição de senadores.

Em São Paulo, por exemplo, o PV está atraindo o ex-secretário de educação do Alckmin, Gabriel Chalita. Foi um secretário terrível. Ele é tão interessado no ecologia quanto a senadora moto-serra Kátia Abreu.

É possível que o tal Chalita saia candidato a senador. Outros três sairão candidatos: Afif domingos (com seu eterno programa de diminuir os direitos trabalhistas, tipo décimo terceiro salário e outros) - este vota com a UDR, com certeza. Quércia, nosso conhecido Quércia, a vanguarda do atraso, é tão atrasado quanto o Afif, mas não vota contra os direitos dos trabalhadores. E o atual senador Mercadante, o único que já vota e vai votar a favor da agenda ecológica.

Quem defende a ecologia vai ter, por enquanto, apenas um candidato a senador mais afinado com a agenda ecológica, que é o senador Mercadante.

A candidatura da Marina também vai servir para aumentar o número de deputados federais do seu novo partido.

O PV tem bons nomes.

O problema é que quem tem estrutura, dinheiro, poder e votos são os que NÃO tem nada a ver com ecologia.

O ex-governador de SP Luis Antõnio Fleury está sendo cogitado para ser candidato a deputado federal pela legenda. É um cara atrasado, ligado ao que há de pior na política. Com certeza se elege com grande facilidade.

A pessoa vota na legenda do PV por causa da Marina e elege pessoas como o Fleury (se ele aceitar o convite do partido).

É por isto que o meu amigo está pensando se vota ou não na Marina.

Eu propus a ele pegar a votação da medida provisória da Amazônia e ver como o ex-pertido da Marina Silva (o PT) votou e como votou, por exemplo, a turma da moto-serra (PMDB, PPS, DEM, PSDB, e outros).

Está na hora dos bons nomes do PV tomarem conta do partido e se unirem ao partido que mais aproxima de uma agenda ecológica que é o PT.


PS: acabo de ler nos jornais mais uma informação do vai e vem partidário. O tal Chalita quer mesmo é entrar no PSB. Pelo jeito ele sai do PSDB e entra no PSB. É esperar para conferir.

PS2: Deu no site Conversa Afiada:
Saiu na Folha (**), pág. A4, colona (***) “Painel”,:

“… o presidente da FIESP, Paulo Skaf, informou a empresários próximos que deve ingressar no PV … para concorrer ao governo paulista ou ao Senado …”

Para quem não se lembra este Paulo Skaf foi quem fez a apologia de que só sairíamos da crise se dimiuísse alguns dos direitos trabalhistas. Ele fez coro com o Afif Domingos, solução da crise seria somente com os trabalhadores perdendo direitos. O cara é um gênio!

PS3: hoje, 23/09/09 - Mônica Bergamo: PV desmarca conversa com Chalita após avaliar perda para PSB ( http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u627957.shtml )

A primeira pergunta que estes partidos deveriam fazer é: quanto tempo os professores aposentados ficaram sem aumento quando o senhor era secretária de educação do Alckmin? Vocês ficarão assustados, muito assustados. O que ele escreve não pratica...


.

3 comentários:

joão da Silva disse...

Parabéns! muito bom comentário.

Avelino disse...

Caro Chicão
Você amarrou bem a sua posição no comentário.Acredito que muitos irão fazer esse caminho.
Saudações

marceLoures disse...

ficou entendido o porquê de nao votar na legenda do pv e o cuidado que se deve tomar com o oportunismo "verde" (nao aquele da natureza, mas o dos dolares!). no entanto, ao contrario do que se propoe no artigo (ou talvez haja nas entrelinhas a intencao de alertar aa dirigencia do pv, assim espero), essas conclusoes nao deveriam ser motivo de uma nao-votacao na marina.
abracos