segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Ministério Público Federal evita rombo de R$ 235 milhões no Rodoanel/Serra

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Acordo estipula em R$ 264,8 mi valor a ser pago a mais por trecho do
Rodoanel


Eduardo Reina

Jornal Estado de São Paulo

A Dersa, o governo de São Paulo, o Ministério Público Federal (MPF) e os
cinco consórcios que executam a construção do Trecho Sul do Rodoanel
chegaram ontem a um acordo que delimita o valor a ser pago a mais para a
conclusão das obras.

O reajuste no valor dos contratos somaria mais R$ 500
milhões aos R$ 3,6 bilhões já pagos.


Ontem, o Termo de Ajustamento de
Conduta (TAC) delimitou em R$ 264.899.444,85 o valor dos pagamentos de
serviços complementares prestados pelas empreiteiras e não contemplados no
contrato original.

É o segundo aditivo realizado. Com essa verba, as
empresas terão de finalizar as pistas até 27 de março de 2010, conforme
prevê o contrato.

No início, a construção dos 61,4 quilômetros foi estimada
em R$ 2,1 bilhões.


Caso seja descumprida qualquer cláusula do TAC, deverá ser interrompido o
repasse de verbas federais para a obra pelo Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (Dnit). Há também uma cláusula no termo que
proíbe os consórcios que atuam na construção de requerer judicial ou
administrativamente novos valores para qualquer outro serviço que venha a
ser executado.


"O TAC foi a melhor solução para preservar o interesse público considerando
o estágio físico e o vulto da obra, bem como a complexidade dos serviços e a
relevância do interesse social em cena", afirmou o procurador José Roberto
Pimenta Oliveira.

O Tribunal de Contas da União (TCU) já havia apontado indícios de
irregularidades nos contratos. Foi identificado, entre outras questões,
adiantamento de pagamento por serviços prestados, mas não realizados pelos cinco consórcios responsáveis pela obra: Andrade Gutierrez/ Galvão; Arcosul,Norberto Odebrecht e Constran; Queiroz Galvão e CR Almeida; Camargo Corrêa e
Serveng; e OAS e Mendes.

A Dersa se limitou a repassar informação já dada pelo MPF.

Visite o blog: "http://averdadedorodoanel.blogspot.com/"

Nota do Chicão:

Com outros custos, os 61 kilômetros vão custar mais de 5 bilhões.

Merecia uma CPI.

Ainda bem que o ministério público FEDERAL agiu, pois o estadual é de uma nulidade total.

O ministério público estadual é completamente dominado pelo partido do poder, PSDB.

Precisou do TCU (federal) agir, pois o TCE (estadual) é todo dominado.

Leia este texto abaixo:

Descubra como a corrupção se perpetua em São Paulo

http://chicaodoispassos.blogspot.com/2009/04/descubra-como-corrupcao-se-perpetua-em.html


Rodoanel é roubo anel?
http://chicaodoispassos.blogspot.com/2009/04/rodoanel-e-roubo-anel.html




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Um comentário:

Anônimo disse...

Com o TAC o preço por km custara a bagatela de R$81967213.11 (oitenta e hum milhões e novecentos e sessenta e sete mil e duzentos e treze reais e onze centavos?)