sexta-feira, 11 de setembro de 2009

São Paulo: o número de funcionários públicos AUMENTA MAIS do que no governo federal

.

O mito do inchaço do Executivo

Por Herberth Xavier

Nassif, não sei se conhece (e seus leitores), mas há um trabalho sobre contratação de pessoal pelo setor público que é bastante interessante. Pra mim, é útil por mostrar como o debate no Brasil se tornou fulanizado, partidarizado e sobretudo ideologizado.

Ele se chama “O Mito do Inchaço da Força de Trabalho do Executivo Federal” e foi elaborado por Marcelo Viana de Moraes, Tiago Falcão Silva e Patrícia Vieira da Costa.

Os três trabalham na Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento – o que, na minha opinião, não invalida o material, já que trabalha unicamente com fontes oficiais.

Mas o que traz o levantamento?

1) O governo brasileiro tem MENOS servidores que o governo paulista (em ambos os casos, buscou-se a quantidade de servidores civis do poder executivo): 538,8 mil e 765,8 mil, respectivamente.

2) Mais importante:, a quantidade de servidores civis do poder executivo CRESCEU MAIS no governo paulista do que no governo federal. Entre 2003 e 2008, aumentou 10,9% no executivo federal, ante 12,85% no executivo estadual paulista – em 2007, por exemplo, aumentou 14,42% em São Paulo (!).

O estudo traz outros dados interessantes, como aquele já conhecido levantado pelo Ipea mostrando que a relação servidor público/população é muito menor no Brasil que na maioria dos países.

...

Mas por que é tão comum essa acusação (de inchaço e crescimento absurdo de gastos com pessoal) ao governo federal? Os números não mostram, em absoluto, esse quadro supostamente negativo.

Ou, pra ser mais exato, se refletem, eles também mostram o mesmo, e até em intensidade MAIOR, no governo paulista. Ou será que o “medidor de inchaço da máquina pública” é rigoroso para o governo federal e flexível em São Paulo?

Do Blog do Luis Nassif
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/09/11/o-mito-do-inchaco-do-executivo/#more-33003


Nota do Chicão:

A situação é pior ainda para nós, moradores do estado de São Paulo.

Já fazem 3 anos e meio que o José Serra aplica o golpe da não contratação de professores que estão faltando na rede estadual de ensino. O golpe da contratação dos professores na São Paulo do José Serra ( http://chicaodoispassos.blogspot.com/2009/07/o-golpe-da-contratacao-dos-professores.html )

Ele economiza detonando o futuro das crianças e adolescentes.

Ele prometeu contratar 80 mil professores por concurso público. Como eu previ eles vão demorar o máximo possível. Afinal, cada mês que passa eles economizam o salário de 80 mil professores. É uma grana enorme.

No caso do governo federal, o ministro do PT Fernando Haddad já contratou por concurso dezenas de milhares de professores e técnicos para a educação.

Isto significa que o José Serra inchou a máquina de burocratas.

O governo federal contratou principalmente professores, policiais, peritos, pessoal para as novas escolas técnicas e universidades, pessoal para os presídios de segurança máxima, para a área de meio ambiente, etc.

É uma diferença muito grande de competência.

O José Serra economiza NÃO contratando professores. E gasta comprando revistas da editora Abril. Educação em SP: amigos merecem milhões ( http://namarianews.blogspot.com/2009/08/educacao-em-sp-amigos-merecem-milhoes.html )

Quem você acha que vai ser muito elogiado pela revista Veja?

Leia também no Blog do Chicão:

Boa Notícia: Lula anula enxugamento de servidores públicos após o Plano Real
http://chicaodoispassos.blogspot.com/2009/05/boa-noticia-lula-anula-enxugamento-de.html


.

Nenhum comentário: