quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Índice de produtividade rural: com a palavra os pequenos agricultores

.

Nota Pública do MPA - Movimento dos Pequenos Agricultores:

O agronegócio latifundiário, que tem medo dos índices de produtividade, é uma farsa. Ele mente para a sociedade e não sustenta sua posição de latifúndio improdutivo e parasita do Estado brasileiro.

Senão vejamos:

O agronegócio latifundiário se apresenta como moderno e produtivo, tecnologicamente avançado, sustentáculo das exportações agrícolas. No entanto, demonstra um medo arrasador a uma simples atualização dos índices de produtividade em cumprimento à lei agrícola (este setor só é defensor da lei quando esta lhe favorece), pela média dos últimos dez anos.

A última atualização é de 34 anos atrás.

Portanto, ou não é verdade que se modernizaram e são produtivos ou o pavor dos índices não se justifica. O mais provável é que o agronegócio latifundiário, que sempre foi o maior beneficiário do crédito agrícola nos últimos anos, esteja dando esmola com chapéu alheio.

Quem produz mesmo são os pequenos e médios agricultores. Estes, sim, sustentam a produção de alimentos, as exportações agropecuárias, geram o maior número de empregos e dinamizam a economia na maioria dos municípios brasileiros.

O agronegócio latifundiário esteve, está e quer continuar a desrespeitar a Constituição e a lei agrícola. Quem produz não tem o que temer. Quem teme é porque não produz. O MPA é um movimento social de pequenos agricultores, que conhece de fio a pavio a produção primária, suas dificuldades e potencialidades. Qualquer dos nossos agricultores, apesar de todas as carências tecnológicas que temos, cumpre tranquilamente com os novos índices propostos.

Por que o agronegócio latifundiário, que tantas benesses recebeu, não pode ou não quer cumprir?

Dessa vez é nós que dizemos: Cumpra-se a lei!

Direção Nacional do MPA Brasil


Nota do Chicão:

Poucas vezes eu vi uma nota tão bem escrita.

Objetiva: quem produz de verdade não tem medo da atualização dos índices de produtividade.

A propaganda maciça dos latifundiários, querendo mostrar que são eles que produzem, é mero marketing.

Quem realmente produz no Brasil são as propriedades até 300 alqueires.

A mídia conservadora sabe muito bem que deve seguir a polítia da Grande Aliança Conservadora, onde os grandes protegem mutuamente seus interesses. Quem perde é a classe média e a classe baixa.

Para proteger seus interesses devem negativizar o que é diferente. Neste caso, sempre que aparece o pequeno e médio agricultor ele é um sujeito atrasado, sofrido, pouco eficiente. Sempre está insatisfeito, reclamando, perdendo...

Sempre que aparece a grande propriedade é aquela sequência interminável de tratores... É notícia positiva de safra recorde, novo tipo de semente, etc.

A realidade é bem diferente. A imensa maioria dos latifundiários são ineficientes. Por isto eles tem TANTO MEDO DA ATUALIZAÇÃO DOS ÍNDICES DE PRODUTIVIDADE.

Para o Brasil se desenvolver temos que COBRAR RESPONSABILIDADE DE TODOS OS CIDADÃOS.

O Brasil não pode continuar a ser o país dos coitadinhos.


Leia também no Blog do Chicão:

Reforma Agrária e índices de produtividade
http://chicaodoispassos.blogspot.com/2009/09/reforma-agraria-e-indices-de.html


Os deputados e senadores ruralistas são dementes
http://chicaodoispassos.blogspot.com/2009/09/os-deputados-e-senadores-ruralistas-sao.html


.

Um comentário:

Luiz Henrique disse...

Este indice deveria ir para os assentamentos, que recebem a terra a custa do erario.
Por que indice para quem comprou a terra e pagou?
O que regula tudo isso é o mercado, pelas leis atuais é inviavel possuir terra apenas para especulação financeira, agora ser obrigado a produzir? Mesmo se for para ter prejuiso? Quem pensa assim nunca colocou uma botina no pé e não sabe do que esta falando, acaba levando a coisa para o campo ideologico.