quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Terceiro projeto florestal é aprovado pela ONU...

.


O terceiro projeto de reflorestamento sob o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Quioto foi aprovado nesta semana pelas Nações Unidas. O Comitê Executivo do MDL registrou o Projeto Piloto sobre Terras Privadas Afetadas pela Mudança das Dunas de Areia, desenvolvido no Rajastão (Índia).

Depois de três anos sem a aprovação de projetos florestais, este é o segundo a receber o aval da ONU em menos de um mês - Leia Registrado na ONU segundo projeto de reflorestamento.

Além disso, este é também o primeiro projeto de pequena escala a ser registrado. Três espécies de árvores, acácia e eucalipto para madeira e outra espécie frutífera, serão plantadas em 370 hectares de terras agrícolas degradadas através de uma cooperativa com 227 fazendeiros locais e com o Departamento Florestal de Haryana.

O projeto deve gerar 380 mil Redução Certificadas de Emissão temporárias (tRCEs) ao longo de vinte anos.

O objetivo do projeto é estabilizar as dunas de areia, aumentar a qualidade do solo, melhorar a capacidade de absorção de água, seqüestrar carbono e gerar renda para as comunidades locais através dos créditos de carbono. O Departamento Florestal de Haryana vê este projeto como piloto para a eventual replicação em outras áreas com baixa produtividade.

Atualmente existem mais de 1500 projetos de MDL registrados, desde energias renováveis até destruição de gases industriais, que devem produzir cerca de 1,5 bilhões de RCEs até 2012. O setor de reflorestamento, contudo, tem sido freado pelas complexidades e por um sistema de creditação temporário, resultando em baixas taxas de evolução de tais projetos dentro do MDL.

do Carbono Brasil


Nota do Chicão:

Faz tempo que quero publicar e comentar aqui esta notícia "velha", de uns seis meses atrás.

A maior fonte de emprego para as próximas décadas terá como origem a proteção ao meio ambiente.

Quantos empregos gera o esgoto que é jogado diretamente no rio? Nenhum.

Para construir e manter rede de coleta de esgoto, estação de tratamento, reciclagem de lodo, etc. é necessário muita gente.

Este é um exemplo mais próximo a nós.

Quantos empregos gera uma área degradada? Quase nenhum ou nenhum.

No texto acima você pode ter idéia de como muitos projetos vão criar milhares, milhões de empregos.

Quando pensar em ecologia, pense em empregos.

O discurso conservador tenta associar ecologia a menos emprego.

Isto NÃO É VERDADE. Os conservadores sempre negativizam o que não é do interesse deles.

Mas, vai chegar um momento em que eles vão assumir o discurso ambiental.

Nesta hora teremos que ter cuidado.

Eles farão propostas que nem do lobby conservador do petróleo americano: eles queriam que os carros elétricos fossem movidos a eletricidade tirada da queima do petróleo. Boicotaram ao máximo as fontes de energia alternativas.



.

Nenhum comentário: