sábado, 17 de janeiro de 2009

Indústria de alimentos corta propaganda para menores de seis anos

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A partir deste mês, diversas indústrias alimentícias multinacionais presentes no país começaram a adotar regras mais rígidas na publicidade dirigida ao público infantil, informa a repórter Cristiane Barbieri, em matéria publicada na Folha.
Entre as determinações, não haverá mais nenhum tipo de propaganda ou atividade de marketing para crianças de até seis anos. Nesse caso, as campanhas serão dirigidas a seus pais. Já para os maiores de seis anos, as informações transmitidas enfatizarão o uso de dietas balanceadas e saudáveis.

A iniciativa, que entra em vigor agora, foi tomada após a assinatura do termo de compromisso europeu EU-Pledge, em 2007, cuja intenção é fazer com que as empresas se comuniquem de forma mais responsável com as crianças.

Onze empresas assinaram o compromisso, entre elas, Nestlé, Coca-Cola, PepsiCo, Danone, Kellogg's, Kraft, Unilever e Burger King Europa.

Do UOL


Nota do Chicão:

É uma boa notícia. É o reconhecimento básico que a propaganda pode ser muito prejudicial às pessoas.

Não é o bastante. Numa sociedade democrática a auto-regulação é secundária. A sociedade democrática se baseia em leis e normas que devem ser cumpridas por todos.

Imagine você se as normas que regem a qualidade dos pneus de carros fossem de adesão voluntária. Você ficaria tranquilo em colocar um pneu no seu carro?

Auto-regulação é a forma que os mais poderosos possuem para resguadarem para eles próprios o direito de decisão e a CERTEZA DE IMPUNIDADE.

Os conservadores no Brasil sempre tentaram desqualificar a luta que setores da sociedade fazem, por exemplo, contra toda e qualquer propaganda de bebida alcoolica. Outro dia lançaram um manifesto dizendo que a propaganda não faz ninguém tornar alcoolatra.

Qualquer besta sabe que a propaganda busca induzir o consumo de um certo produto e de uma certa marca. Portanto, a propaganda é peça fundamental para se conquistar mercado, inclusive de bebida alcoolica. Ou seja, é incentivo para as pessoas beberem.

Nosso país não precisa deste tipo de incentivo. Algumas empresas precisam deste dinheirão todo. São jornais, revistas, artistas, publicitários, etc.

Como sempre, em todas as decisões democráticas, alguns perdem e outros ganham. A proibição de TODA propaganda dirigida para crianças e adolescentes menores de 18 anos e a proibição de toda propaganda de bebidas alcoolicas é fundamental para uma sociedade saudável (todos ganham).

Para evitar que a democracia possa limitar as propagandas, os conservadores lançaram dois lemas: a livre manisfestação comercial e a auto-regulação.

São duas formas de dizer: quem decide somos nós, todos poder está em nós e vocês não podem dar palpite em nada.

Já denunciei várias vezes que os grupos de mídia fizeram uma aliança com os setores atrasados do meio rural para apoio mútuo. Este apoio mútuo se chama a grande aliança conservadora. Ele significa a busca de mais poder, dinheiro e certeza de impunidade.

Saiba o que é a grande aliança conservadora

Cabeça de deputado e a aliança conservadora

Amigos protegem amigos. A grande aliança con$ervadora.




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