sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Funcionalismo público, números.

.

A Miriam Leitão escreveu: "O governo Fernando Henrique reduziu em cem mil o número de funcionários". É verdade. Ela só esconde onde aconteceram estas reduções. Vou dar exemplos: não houve NENHUM concurso para contratação de professores para as escolas técnicas federais durante os 8 anos de FHC. Professores que morriam, aposentavam ou pediam demissão não eram repostos ou fazia-se contratos com alguns "professores" indicados por políticos, radialistas, etc.

No cálculo dela uma escola técnica ficar SEM professor é algo bom. Melhora os números. É bacana. No cálculo dela estes "professores" contratados por indicação de "amiguinhos" não entram como funcionários públicos, pois de fato não são, são é amigos de radialistas, vereadores, filhos de Vips desempregados. O problema, para ela, são os professores concursados e com currículo adequado dando aula (são estes que pioram os números e geram o inchaço da máquina).

Não é só professor que faltava nas escolas técnicas. Faltavam técnicos, pessoal de apoio, etc. As escolas ficaram detonadas, o ensino piorou, mas as estastísticas do TOTAL de funcionários públicos ficou melhor.

Outro bom exemplo foi o que aconteceu aqui em SP na apreensão de cocaína pela PF na era FHC. A suposta droga ficou guardada pois não havia perito para analisa-la. O traficante foi solto, mas as estatísticas da Miriam leitão ficaram BEM MELHOR.

O governo Lula, CORRETAMENTE, contratou dezenas de milhares de professores e pessoal para as escolas e universidades. ISTO É BOM. Mas, as estatísticas da Miriam Leitão ficaram bem piores. Segundo ela: o Lula está inchando a máquina...

A polícia federal está muito mais eficiente, programas sociais enormes foram criados, agências reguladoras (que quase não tinham recursos humanos para tabalharem) foram estruturadas, etc.

Mas, a principal contratação do governo Lula, fora os professores e pessoal de segurança, foi decidida pela JUSTIÇA que considerou ilegal a quantidade de terceirizado que havia no governo FHC. Ou seja, substituiu terceirizados por funcionários concursados. Na realidade não aumentou. Substituiu a mando da justiça (decisão da justiça é para ser cumprida).

Pense bem: você quer escolas com ou sem professores?

O governo FHC não fez concursos. No estado de São Paulo faltam professores na maior parte das escolas estaduais. Mas, as estatísticas são lindas...

Opa! As estatísticas de São Paulo NÃO são lindas. São escondidas... ESCONDIDAS.

lEIA ABAIXO DO JORNAL DE BRASÍLIA:

"Planejamento explica números

O Brasil contava, em agosto de 2008, com 1.007.226 servidores ativos civis e militares da União. Este é o quantitativo de servidores federais ativos do Poder Executivo da administração direta, autarquias e fundações, bem como do Banco Central do Brasil, Ministério Público, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista dependentes.

O número foi confirmado ontem pelo Ministério do Planejamento, que está preocupado com informações veiculadas de que o quadro de servidores do setor público brasileiro é inchado, em especial no Governo Federal, e particularmente no governo Lula. Na avaliação do ministério, os dados não corroboram essa tese.

Quando contabilizados apenas os servidores civis do Poder Executivo Federal na ativa, chega-se a 533.434 servidores. É verdade que a trajetória de redução no quantitativo de servidores federais ativos, iniciada em 1990, foi interrompida em 2003. Mas o quantitativo de 2008 é semelhante ao total de servidores civis do Poder Executivo Federal ativos em 1997 (531.725) e consideravelmente inferior aos 705.548 ativos de 1988.

Menos que Estado de São Paulo

Levantamento do Ministério do Planejamento comparou a trajetória do quantitativo de servidores do Poder Executivo com a do estado mais rico e mais populoso da Federação, São Paulo. As trajetórias são semelhantes, pelo menos na última década. ... o fato de o Estado de São Paulo ter um quantitativo de servidores ativos SUPERIOR ao de servidores civis do Poder Executivo Federal.

O crescimento do quantitativo de servidores de São Paulo SUPEROU os 12% na década, com grande CONCENTRAÇÃO no período 2003/2008. Na mesma década, a elevação no quantitativo de servidores federais foi inferior a 4%, destacando-se o período 2003/2008, com aumento de 9,82%.

Prioridades

Por fim, o Ministério do Planejamento destaca que os desafios assumidos pelo atual governo implicam NECESSARIAMENTE em aumento do efetivo. Cita, por exemplo, a estruturação da rede federal de educação profissional; a ampliação de vagas e cursos na universidades federais, a substituição de terceirizados IRREGULARES; estruturação das agências reguladoras e do sistema de defesa da concorrência; ampliação dos programas sociais; reforço aos òrgãos de controle, fortalecimento da Polícia Federal; e ampliação dos quadros do ciclo de gestão. Essas são as justificativas do Ministério do Planejamento para as 200 mil contratações realizadas pelo Governo Federal na era Luiz Inácio Lula da Silva


Nota do Chicão:

O governo federal fez algo bom, construiu vários presídios de segurança máxima. Como eles vão funcionar sem pessoal?

O governo federal já construiu ou está construindo dezenas de escolas técnicas. Como colaca-las para funcionar sem pessoal? As vagas nos cursos de técnicos federal vai mais do que dobrar. Escolas exige muitos funcionários... (o que piora as estastísticas da senhora Miriam leitão).

Não digo aqui que não existam funcionários relápsos, baixa produtividades, áreas ineficientes com má organização e gestão. Existem e existe muito. É preciso melhorar muito. Cobrar mais dos funcionários públicos, desburocratizar, etc.

Há muito o que melhorar.

O que eu digo é que números são um PERIGO. Em mãos erradas podem causar "estragos" pois, como demonstrei, um vilão como o FHC pode virar mocinho.

É só deixar escolas sem professores, polícia sem peritos e policiais, etc, que podem bater no peito e dizer: eu diminuí o número de funcionários públicos.

Cuidado, pessoas como a Miriam leitão não tem o menor compromisso com a realidade.

Tanto é que não colocam JAMAIS o "inchaço" em São Paulo realizados pelo Alckmin e o Serra.





.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esta sra, D. Pururuca, perdeu-se no tempo, ou melhor, qer aqele tempo de volta, o da "globalizacao + peivatizacao + neoliberalismo + terceirizacao + etc" ...

Ela recebe (deve ser muito mal, pos vive de mal c/ a vida) prá falar e escrever merda.

Der Göbbels nao fala, paga prá q idiotas como ela, representantes do atraso, falem, esperneiem, resmungues, espragueiem tudo q nao seja tucano ou pefelento.

Qeria perguntar á d. Leitxóca, se ela gostaria de escrever o mesmo texto e publicar nos EUA? Só lá, na precisa ser na Zooropa.

Das 2 uma: ou a qeimariam em lugar alto, bem visível e público, ou a trancariam a pao e água até acordar nos 5tos dos infernos.

Mírian é louca.

Mírian nao tem certeza de nada - o vocabulário dessa perdida na vida é dividio em 2 partes.

Na 1ra, ela anuncia As 7 Pragas do Egito chegando prá ficar (leia-se até q Lula seja apeado do poder e Serrassuga entronado, tadinha):
crise + desemprego + perdas + déficit + greves + bolsas q despencam + dólar q explode.

No 2do caso, ela apresenta seu discuro de Futuro e Progresso Brilhantes c/:

ENXUGAMENTO DA MÁQINA (leia-se desemprego em massa) +
ABERTURA DE CAPITAL (leia-se vender ou entregar o Brasil, dá na mesma) +
CORTE DE GASTOS (leia-se zerar todo investimento em áreas sociais e de infra-estrutura ... bom eram os apagoes, portos no lixo, UDR gritando e determinando, etc) + CHOQE DE CAMBIO (leia-se qebradeira geral) +
ALCA (vixe! sem comentários) +
FMI ela deveria vivem se em orgasmos prá fazer parte de tais comitivas +
PROER, no caso 1 prá mídia já q a dita do Brasil, corrupta por origem e cruza, vai de mal a pior.

Porq ela nao perde o emprego, já q prega q todos perderemos?

Inté,
Murilo