sábado, 31 de janeiro de 2009

Capitalismo está conduzindo a humanidade para uma catástrofe ecológica

.

O planeta e a própria civilização estão em perigo


O sociólogo e pesquisador brasileiro Michael Löwy, membro do Conselho Nacional de Pesquisa Científica da França, afirmou ontem que o sistema capitalista está conduzindo a humanidade a uma catástrofe ecológica.

"O capitalismo conduz inexoravelmente à destruição do meio ambiente e aos gases do efeito estufa. A lógica do sistema está na busca pela expansão e acumulação ilimitada dos lucros, sem cuidado e preocupações com o meio ambiente e com o futuro de recursos naturais que hoje nos servem de alimento, como o milho, por exemplo", afirmou Löwy que participa do Fórum Social Mundial, em Belém do Pará.

Considerando sobretudo o aquecimento global e a crise financeira internacional, o sociólogo, que é um dos intelectuais brasileiros de maior prestígio internacional, avaliou, em entrevista à Agência Brasil, que a civilização atual caminha a passos largos rumo a uma outra crise – denominada por ele de "crise de civilização".

"Estamos caminhando a uma velocidade muito grande para uma catástrofe ecológica e a raiz do problema é o próprio sistema capitalista. Partindo desse princípio, consideramos que não é só o planeta, que possivelmente vai continuar existindo, que está em perigo, mas sobretudo a civilização atual, que talvez não sobreviva caso se concretize essa catástrofe ecológica", acrescentou.

Ainda na avaliação de Löwy, uma das alternativas para evitar essa possível catástrofe ambiental é o ecossocialismo.

"Precisamos de um sistema que alie as causas sociais com ecologia e esteja à altura dos desafios do século 21. Lutar por um sistema eficiente de transporte público é um exemplo disso. Fazendo um balanço crítico das experiências socialistas do século passado e dos movimentos ecológicos atuais, poderemos propor esse outro modelo de civilização, que é o ecossocialismo", resumiu.


Redator: Cristóvão Feil

do blog Diário Gauche


Nota do Chicão:

Quando o Bush foi a guerra, seu governo convocou os americanos a irem às compras para financiar a guerra.

Os conservadores brasileiros ficaram maravilhados com a solução.

Esta solução é a alma do capitalismo moderno. Gasto cada vez maior, gasto cada vez maior com supérfluos e extravagâncias.

Isto tem um preço ecológico a ser pago.

A crise americana atual, em grande parte, se dá porque as pessoas estão gastando menos e aproveitando mais o que possuem. Vou dar um exemplo: o sujeito tinha uma raquete de tênis e logo partia para comprar outra. Acabava com várias em casa. A maior parte delas ficava encostada em um canto qualquer. Hoje, com a crise o sujeito que tem uma ou duas raquetes pensa duas vezes antes de comprar a terceira, a quarta, a quinta...

Esta sociedade perdulária e insatisfeita (como todos os que vivem do consumismo) é que financiou, por um período, as guerras do Bush.


Insatisfação: a lógica do consumismo


Consumismo gera frustração


Menos é mais: grupos anti-consumismo ganham espaço com a internet


Consumidores conscientes e a reação dos conservadores



.

Nenhum comentário: