quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A boquinha do Alckmin e a distribuição de cargos do PSDB

.


“Jogada de mestre”, ” liderança”, “capacidade política” e “demostração de unidade”; este e outros foram os comentários que acompanharam a nomeação de Alckmin secretário de Serra.

Nada de “prêmio de consolação”, “emprego”, “boquinha” e outros epítetos que acompanham nomeações de políticos do PT, mais ainda quando foram derrotados nas urnas, como foi o caso de Alckmin.

Porque Serra que a mídia pratica duas atitudes opostas?

Recentemente a Folha nos brindava assim:

“Pressionado, Lula terá de acomodar petistas sem emprego após eleições”


“Ex-prefeitos de Belo Horizonte, Recife e Diadema querem ficar na vitrine para 2010″

Hoje, o registro é outro:

“De olho em 2010, Serra dá a Alckmin secretaria em SP”


“Ex-governador comandará pasta do Desenvolvimento”

“Reaproximação dos dois tucanos fortalece Serra no âmbito nacional como o nome do PSDB à sucessão de Lula no próximo ano”

O derrotado candidato a presidente, que passou de favorito à prefeitura a eliminado já no primeiro turno, ganhou o picolé do “desenvolvimento”. Ganha Serra, dizem os articulistas repercutindo assim os autoelogios prodigados pelos próprios tucanos.

Assim a Folha, no artigo consagrado ao assunto, dá a palavra aos envolvidos:

“Venho para somar, unir e trabalhar”, disse Alckmin, que reconheceu o favoritismo do governador paulista. “Se da própria eleição presidencial, na qual Serra desponta como importante candidato, não é hora de se tratar [desse assunto], imagine da eleição estadual”, disse, após ter sido questionado se concorrerá ao Bandeirantes.
Segundo Serra, a escolha pode funcionar como antídoto contra sua imagem de “desagregador”. Embora negando divergências internas, o governador afirmou ainda que, “para o público externo, existe a imagem de fissura partidária”.

“É um fato político importante. Um sinal de maturidade e grandeza de Serra e Alckmin, que certamente será bem aceito, não apenas pelo PSDB, mas também pelos paulistas em geral”, disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O que pensa a oposição sobre esta nomeação? Nenhum jornal nos informa a respeito.

Mas porque deveriam os opositores aguar a alegria tucana? LF


Do blog do Luis Favre


Nota do Chicão:

Note bem os termos usados em cada "reportagem" do mesmo jornal. O Prefeito de BH é chamado de desempregado. Jamais este jornal associaria o ex-governador Alckmin a um desempregado em busca de uma boquinha.

Voltando ao texto do Luis Favre: "“Jogada de mestre”, ” liderança”, “capacidade política” e “demostração de unidade”; este e outros foram os comentários que acompanharam a nomeação de Alckmin secretário de Serra.

A manipulação da mente das pessoas se inicia com a escolha das palavras empregadas. Preste bem atenção neste detalhe, pois o uso das palavras não é aleatório.



.

Nenhum comentário: