sábado, 27 de dezembro de 2008

Leiam com cuidado esta pesquisa sobre educação

.

Família é responsável por 70% do desempenho escolar

O contexto familiar é responsável por 70% do desempenho escolar de um estudante, restando à escola e suas condições interferir, positiva ou negativamente, nos 30% restantes. A conclusão surgiu de uma revisão da literatura sobre desempenho escolar existente no Brasil realizada pela Fundação Itaú Social. O objetivo do trabalho foi orientar gestores a definir políticas públicas na área, tendo como base as evidências que aparecem nas pesquisas acadêmicas, esclarecendo resultados que, isolados, são muitas vezes conflitantes.

"Todas as pesquisas analisadas, nacionais e internacionais, mostram que a maior parte do desempenho escolar é explicada pelas características familiares do aluno. A educação é realmente um bem transmitido de geração para geração, tanto a boa quanto a má educação", explica Fabiana de Felício, responsável pelo estudo no Itaú Social e consultora do Ministério da Educação (MEC). "São fatores principais o nível de escolaridade do pai e da mãe, a renda familiar, o tipo de moradia e o acesso a bens culturais. Todo o resto acaba sendo derivado disso."

Segundo a pesquisadora, os levantamentos - feitos tendo como parâmetro os resultados em avaliações nacionais do MEC e os índices de aprovação e evasão - mostram que o aluno já chega à escola com diferenças que fazem com que ele tenha resultados maiores ou menores. Ou seja, sua condição e estrutura familiar já o colocam em vantagem ou desvantagem desde o início do ensino fundamental. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Nota do Chicão:

Este é o tipo de pesquisa imprestável. Por um lado diz o óbvio: que crianças em lares que oferece mais recursos pedagógicos (normalmente os mais ricos) saem melhor na escola.

Por outro não explicam nada além disso.

Eu tenho um conhecido, filho de pais semi-alfabetizados e muito pobres. Ele se formou numa ótima universidade pública e está muito bem de vida. Seus irmãos também. Sempre estudaram em escolas públicas e hoje são médico, advogado, executivo de empresa e professor de universidade federal. Como se explica tal fato? Como explicar os que são muito pobres e que conseguem ter um GRANDE aproveitamento escolar? A família é o aspecto central nestes casos de sucesso de alunos pobres.

Não é qualquer família que consegue que seus filhos tenham sucesso nos estudos. São as famílias que valorizam os estudos, cobram dos seus filhos que estudem MUITO em casa e que valorizam a leitura de livros, revistas e jornais.

Na classe média e classe alta existe um batalhão de jovens sem rumo e sem emprego. Muitos abandonam os estudos e outros tantos só terminam por imposição das famílias. Qual a características destas famílias: muita televisão, muito consumismo e muita proteção.

Como voluntário tenho acompanhado a história de muitas crianças e adolescentes que tem um pequeno destaque no aprendizado. O que falta para eles darem um grande salto no aprendizado? Falta, na maior parte dos casos, uma cultura de estudos em casa, falta de incentivo para a leitura e falta de conhecimento de casos de sucesso de pessoas que estiveram na mesma condição que eles e que conseguiram melhorar de vida através dos estudos.

Quando escuto que o esporte ajuda as crianças me pergunto: quantos tiveram suas vidas mudadas pelo esporte? Uma ninharia. Quantos tiveram suas vidas mudadas pela educação pública? Milhões.

Apresentar estes bons exemplos para crianças e professores que não acreditam no potencial da escola pública é um ótimo início de uma mudança na educação no Brasil.



.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Chicão
Acompanho a sua luta por uma melhor Educação, mas a cada ano, das últimas quase duas décadas, o buraco de torna maior e que é pior, o que tem de professor que vota no Serra, não é brincadeira. Tem hora que bate um desânimo, mas acredito que não merecemos isso.
Todo final de ano virou mania de terrorismo estatal. O que nós vamos perder? Onde o governo pode nos prejudicar? E por ai vai ...
POde sair a pesquisa que quiser, Educação ainda tem que ser uma coisa mais séria, e não saida de dinheiro para agradar as indústria, como ocorre com as Editoras..
Saudações
Avelino

Anônimo disse...

Famílias que valorizam o aprendizado, ou seja, que os filhos aprendem, não só que estudem. Pobre em geral tem menos oportunidade para estudar, mas muito mais oportunidade para aprender que o rico.