quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Organização e desburocratização: um bom caminho para o Brasil

.

Se você quer combater a corrupção saiba que existem dois fatores de suma importância: organização e transparência pública.

Se você não entende porque se pedem tantos papéis que infernizam a vida das pessoas saiba que a desburocratização pode ajudar muito.

Nos últimos anos a previdência social no Brasil melhorou muito o atendimento às pessoas. Está mais rápida, ágil e eficiente.

O INSS organizou seus dados desde 1994. Está organizando os dados desde 1976. Isto gera uma oportunidade de desburocratizar a concessão de aposentadoria por idade. A legislação, antiga e desatualziada, impedia este benefício.

Agora mudou.

Criar uma conta pessoal na previdência social, junto com a conta do FGTS, é o passo mais importante para o trabalhador ter acesso a seus dados e PODER CONTROLAR o depósito feito pelas empresas. Este é um passo super importante e muito necessário.


Leia a matéria abaixo da Folha de SP:


Aposentadoria por idade vai ser concedida na hora


Entre as medidas, está a que permite ao INSS usar os dados do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) para comprovar as contribuições.

O INSS afirma que todos os dados dos segurados a partir de 1994 já estão consolidados -por isso será possível conceder, sem a apresentação de documentos, apenas a aposentadoria por idade (65 anos para homem e 60 para mulheres, na área urbana; na rural, cinco anos a menos), que exige carência de até 15 anos de contribuição à Previdência.

O INSS ainda está computando o restante dos dados desde 1976. Quando isso for concluído, será possível conceder a aposentadoria por tempo de contribuição da mesma forma.

De acordo com o ministro da Previdência, José Pimentel, o benefício será mais rápido. "Os segurados não irão mais precisar ir ao posto com um saco de documentos para se aposentar. Eles só deverão se identificar."

Funcionará assim: o segurado agenda o atendimento pela central 135 e comparece ao posto no dia e hora marcados. O servidor mostra a planilha com as contribuições e o valor que ele deverá receber. Se estiver tudo correto, o benefício será concedido. Se achar que algum período ficou de fora, ele deverá, nesse caso, apresentar os documentos que comprovem a contribuição.

Hoje, o tempo médio para a concessão da aposentadoria é superior a 30 dias. Segundo Pimentel, 70% dos benefícios na área urbana são por idade.




.

Nenhum comentário: