sábado, 20 de dezembro de 2008

Serra: mais imposto, mais imposto

.


Semana passada, na surdina, a assembléia legislativa de São Paulo aprovou um projeto que aumentará a arrecadação de São Paulo em 800 milhões, segundo as previsões.

A matéria sequer tocou no assunto da carga tributária. Na internet havia comentários do tipo: grande Serra, que capacidade, etc.

São pessoas de mente dominada que certamente irão xingar o governo Lula quando sair mais uma notícia sobre a quantidade de impostos que se paga no Brasil.

(Obs: os ônibus e trens terão aumento. O Serra já mandou aumentar. Em um momento de crise como esta não seria mais importante diminuir os impostos que incidem sobre o transporte público do que aumentar as tarifas?)

Voltando ao aumento da carga tributária pelo Serra: o que ele quer fazer chama-se substituição tributária. É mais ou menos assim: a indústria paga antecipadamente o imposto que o varejo (ou outra empresa) deveria pagar DEPOIS que vendesse a mercadoria.

Entendeu? A empresa que paga o imposto antecipadamente tem que pegar dinheiro emprestado ou usar dinheiro que estaria aplicado. ISTO TEM UM CUSTO ALTO que é repassado para você, consumidor.

Você paga o imposto mais os juros e correção do dinheiro pago antecipadamente. Péssimo negócio para os cidadãos.

É assim que o dinheiro sai do seu bolso e vai para o bolso de alguns espertinhos.

Você perde também por outros motivos. O principal entrave para a plena aplicação do super-simples é este mecanismo de substituição tributária. Isto sufoca milhares de micro e pequenas empresas e inibe a criação de milhões de empregos.

Para relembrar (da folha de SP) e saber no bolso de quem irá para o dinheiro:

"Serra amplia gastos com propaganda

Governo planeja gastar R$ 720 milhões em quatro anos; segundo o PT, isso representa 490% a mais que no período de 2004 a 2007

Governo paulista admite aumento de 220%; segundo assessoria, os gastos no período de 2004 a 2007 foram de R$ 225,6 milhões".

Observe bem: na melhor das hipóteses o total a ser gasto em propaganda com o Serra aumentou 220%. Um ABSURDO!

Isto só não é escândalo em um estado domesticado onde o ministério público fica quieto, a polícia civil estadual não investiga corrupção de tucano e a imprensa só pensa nos próprios negócios.


Quem é o responsável pelo recorde da carga tributária em 2007?


.

Nenhum comentário: