segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Direitos sociais e a negativização da realidade

.

Na época da constutuinte de 1988 uma conhecida me procurou preocupadíssima. Na empresa que ela trabalhava havia tido uma "palestra" com um economista (hoje acessor do PSDB) que disse que com o aumento do tempo de licença maternidade poucos empresários iriam contratar mulheres.

Esta senhora cuidava sozinha de sua casa e das duas filhas adolescentes. Ficou desesperada. Sem emprego ela e as filhas passariam fome. O aumento da licença maternidade era um risco para ela e para as filhas.

Eu conversei com ela e expliquei como se dá o controle da mente por parte das classes mais ricas. Expliquei que eles querem negativizar tudo que não seja do interesse deles.

Contei para ela que há muitos anos as pessoas trabalhavam 16 horas por dia nas fábricas. Sem ter direito sequer ao descanso semanal. Quando aconteceram greves para diminuir a jornada para 12 horas por dia e ter descanso semanal, os empresários disseram que os operários eram vagabundos e que não queriam trabalhar. Economistas tentaram provar que diminuir a jornada era o pior que poderia acontecer para os próprios trabalhadores.

Ela foi embora mais tranqüila.

Com a constituinte a licença maternidade aumentou para 120 dias e as mulheres continuaram a progredir no mercado de trabalho.

O mecanismo de negativização continua o mesmo. Dominar a mente e inverter a realidade é a prioridade.

Veja os textos abaixos da Folha de SP:

"Essa lei expõe mulheres à chantagem de maridos ameaçados de perder o emprego, o que incentivaria a gravidez indesejada. Em vez de proteger a família, pode ter o efeito contrário."

Do deputado RONALDO CAIADO (DEM-GO), prevendo uma espécie de "baby boom" caso passe também no Senado o projeto de Arlindo Chinaglia (PT-SP) que dá estabilidade a maridos de grávidas.


"Fiesp ataca estabilidade para marido de grávida

Vamos mostrar ao Senado que é uma lei ruim para o trabalhador, diz diretor da entidade, que já pediu estudo sobre impacto da medida".


Pois é, meus amigos.

O tempo passa, mas o mecanismo de negativização é o mesmo.




.

Um comentário:

Anônimo disse...

Chicão,

Parabéns pelo conteúdo do seu blog.
Inclusive encontrei uma matéria relacionando o problemas das enchentes de Santa Catarina com a questão ambiental, o que a grande midia faz questão de esconder.

Abraço,

Zezito de Oliveira

O endereço do meu blog é:
http://consorciocultural.blogspot.com