segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Quem é o responsável pelo recorde da carga tributária em 2007?

.


A notícia dos jornais foi esta abaixo. Vamos refletir sobre ela?

Carga tributária sobe para 35,3% do PIB e bate recorde

A carga tributária brasileira bateu novo recorde histórico em 2007 e chegou a 35,31% do PIB (Produto Interno Bruto), segundo números divulgados hoje pela Receita Federal.

No início do governo Lula, a carga representava 31,4% do PIB, passando para 32,24% em 2004, 33,35% em 2005 e 34,04% em 2006”.


Carga tributária é o total de impostos que se paga no Brasil para os governos municipais, estaduais e federal. Neste total também está incluído o que se paga para a previdência social (obs: muitos países não colocam o pagamento da previdência social no cálculo da carga tributária).

Muita gente confunde aumento da carga tributária com aumento de impostos. Não é. Neste caso o principal vetor do aumento foi o fato da economia ter crescido bastante.

Será que alguém AUMENTOU impostos? Se alguém aumentou quem foi?


O governo federal NÃO o aumentou o total de impostos, ele perdeu 40 bilhões da CPMF e compensou com 18 bilhões vindo do aumento da alíquota sobre o lucro dos bancos e da IOF (o que dá um saldo negativo de 22 bilhões).

Muita gente fala do choque de gestão do Aécio em Minas Gerais. É muita propaganda para esconder o choque de AUMENTO de impostos que ele promoveu. Mas, isto não foi em 2007, foi antes.

Teve governador, como o Serra que aumentou impostos, aumentou impostos até sobre o leite.

O César Maia e o Kassab também aumentaram bastante os impostos.

Em 2007, quem aumentou impostos?

Vamos lembrar algumas matérias dos jornais (tinha matérias de muitos e muitos estados e municípios, escolhi algumas)



31/10/2006 - 13h08 (Folha on line)
IPVA de São Paulo terá em 2007 aumento médio de 6,5%, acima da inflação

Prepare-se: o IPVA vem aí
por Tião Oliveira, Seção: Opinião s 21:17:42.
O IPVA vem aí. O anúncio da divulgação da base de cálculo do imposto, que costuma acontecer nessa época, em geral provoca duas reações adversas: comemoração pela proximidade do fim do ano e temor pelo que virá a seguir.

Em 2007 esse imposto ficará em média 6,5% mais caro que o deste ano. Considerando-se que em geral os carros usados só desvalorizam, não dá para ficar alegre com a notícia de perda de patrimônio x aumento de taxação.

E tem mais. O desconto para pagamento à vista, em janeiro de 2007, será de 3%, e não de 3,5%, como ocorreu neste ano. Carros movidos a álcool e gás recolhem 3% sobre o valor venal. Já os a gasolina e bicombustíveis pagam 4%.

Certamente a única a comemorar será a Secretaria da Fazenda de São Paulo”.


Remédios: redução nos impostos, preços menores

...

“Mas ainda há luz no fim do túnel. O governo federal zerou as alíquotas dos impostos PIS e Cofins sobre cerca de 1.500 remédios de uso contínuo ou para doenças graves (diabetes, hipertensão arterial, reumatismo, doença de Chagas, Aids e mal de Alzheimer), o que levou a uma queda média de 10% no preço ao consumidor. Entretanto, a carga tributária mais pesada ainda é a dos Estados.

Outra atitude positiva do governo FEDERAL é a autorização para laboratórios farmacêuticos produzirem medicamentos genéricos para as principais necessidades da população. Um ótimo exemplo é o dos contraceptivos, que poderão ter uma redução de preço de até 50% até o final de 2007. Isso é significativo porque se estima que a mulher brasileira tenha um gasto anual de R$ 360 para compra de anticoncepcionais. Na seqüência, outros medicamentos poderão ser beneficiados, tais como hormônios endógenos (para reposição hormonal) e imunossupressores (para rejeição em casos de transplantes)”.

http://www.revistavigor.com.br/2007/04/12/remedios-reducao-nos-impostos-precos-menores/


"Redução de impostos é um dos pilares do PAC
24/01/2007 - 10:14

Um dos pilares do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) lançado esta semana, a desoneração de tributos vai viabilizar mais investimentos no Brasil. Pelo PAC está prevista a redução de tributos para os setores de semicondutores, de equipamentos aplicados à TV digital, de microcomputadores, de insumos e serviços usados em obras de infra-estrutura, e perfis de aço.

http://www.fomezero.gov.br/noticias/reducao-de-impostos-e-um-dos-pilares-do-pac

Observe abaixo o “bom exemplo” dos Demos (democratas)

Distrito Federal (Correio Braziliense, 30/10/2008)

"Câmara Legislativa aprova reajuste do IPTU e IPVA

Em meio à crise econômica, a Câmara Legislativa do Distrito Federal autorizou a Secretaria de Fazenda a atualizar a tabela para cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O projeto de lei que regulamenta a cobrança do IPVA e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) foi aprovado nesta sexta-feira (12/12) à noite pelos distritais. A única emenda acatada pelos parlamentares é a que obriga a revisão dos preços dos carros, apresentada pelo Partido dos Trabalhadores (PT)".


Distrito Federal (Correio Braziliense, 18/09/2008):

Valor do IPTU vai ficar 7,15% maior"

Como vocês podem perceber a relação que se faz entre o governo Lula e aumento de impostos não corresponde a verdade.

O aumento de impostos vem de outras esferas. Esferas municipais e estaduais.

É interessante notar também que um dos vetores do aumento da carga tributária são os MILHÕES de empregos criados pela economia. Estas pessoas passaram a contribuir para a previdência social, e como já lhes informei aqui no Brasil pagar a previdência social é considerado parte da carga tributária.



.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parece q vc nao se incomoda c/ o ChicaodoisPassos q está circulando na web. Ok, prometo nao tocar mais no tema.
Inté,
Murilo