sábado, 7 de março de 2009

Está com calor? Melhor se acostumar

.


O recorde de calor registrado em São Paulo esta semana é apenas o início de um novo regime climático na cidade. Domingo passado, os termômetros registraram 34,1 grau em São Paulo, o mais alto desde que as medições começaram em 1943. Nos últimos dias, o calor está perto deste recorde. Quem está sofrendo com as temperaturas altas, o sol inclemente e a falta de chuvas, pode começar a se acostumar porque as próximas décadas apresentarão mais verões e outonos deste tipo.

Não é Nostradamus nem pessimismo, apenas as constatações dos melhores cientistas do mundo que pesquisam clima e acompanham o aquecimento global provocado por emissões humanas.

Para começar, o aquecimento vem sido gradual nas últimas décadas. Mesmo que alguns anos sejam mais quentes e outros mais frios, a temperatura média vem subindo inexoravelmente. Alguns números podem iludir. Um bom exemplo é o ano de 2008, que foi o mais frio desde 2000. Apesar de ter sido o mais frio, ainda assim foi o 9o mais quente desde que as medições começaram, há 128 anos. Isso significa que 2008 foi o patamar mais baixo de uma nova escala de temperatura, mais alta do que antes. Assim como os anos 90 foram os mais altos já vistos, os anos 2000 prometem.

Só que vai ser ainda pior. Segundo os climatologistas, o ritmo do aquecimento vai se acelerar a partir deste ano. A previsão é do Hadley Center, o principal centro de pesquisa climática do Reino Unido. Oscilações periódicas na dinâmica dos oceanos costumam puxar as temperaturas globais para cima ou para baixo. Nos últimos anos, o mar atuou reduzindo as temperaturas. A partir do ano que vem, no entanto, essa tendência se reverte. Pelos modelos que rodam nos computadores do Hadley Center, metade dos anos entre 2010 e 2020 serão mais quentes do que tudo que já vivemos até então.

Esse aquecimento que vem por aí já é inevitável. Em certa medida, cabe nos acostumarmos com ele. Vamos ter que mudar nosso estilo de vestuário e alimentação, além de adaptar nossas casas e escritórios.

E depois de 2020? Bem, o que vem depois depende do que fizermos agora. Segundo as previsões de centros como o Hadley Center, a Nasa e o MIT, se mudarmos drasticamente nossas formas de transporte e produção, para reduzir as emissões, conseguiremos estabilizar as temperaturas em algo um pouco mais quente do que temos hoje. Em compensação, se mantivermos o mesmo estilo poluidor de hoje, o clima da Terra começa a entrar em rupturas realmente perigosas para nossa civilização. Aí nós vamos ter saudades de verões e outonos apenas tórridos como este.

(Alexandre Mansur)


.

Nenhum comentário: