terça-feira, 3 de março de 2009

Boa notícia: Ministério Público quer que lanchonetes deixem de vender brinquedos

.


O Ministério Público Federal de São Paulo quer que redes de lanchonete suspendam a venda de brinquedos. A procuradoria considera que a venda de brinquedos no McDonald's, Burger King e Bob's estimula a criança a se alimentar de forma não saudável.


As empresas têm 10 dias para responder a recomendação. O MPF também pediu que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) se manifeste sobre o tema.

Para o procurador da República Marcio Schusterschitz da Silva Araújo, autor da recomendação, os métodos de venda e promoção das lanchonetes são agressivos e fazem a criança adotar um hábito alimentar que não é saudável e que pode ser mantido pela vida inteira.

Segundo o MPF, em 2006, o McDonald's firmou um Termo de Ajustamento de Conduta com o MPF para que os brinquedos que acompanham o McLanche Feliz sejam também vendidos separadamente.

O objetivo do TAC era impedir a venda casada dos brinquedos com o lanche e permitir aos pais que completassem as coleções dos filhos independentemente da compra de lanches, caso não os desejassem.

Preocupada com a saúde da criança, sua formação e a incompleta condição de seu entendimento, a recomendação atual do MPF busca a retirada dos brinquedos como forma de alavancagem para a venda de alimentos de baixo valor nutritivo.

Para Schusterschitz, a condição peculiar de pessoa em desenvolvimento e o estado de imaturidade e incompletude da formação crítica da criança devem impor acanhamento e sobriedade ao atrair consumidores infantis.


Nota do Chicão:



Já estava na hora de uma ação como esta. Apesar de sua timidez, deve ter nosso apoio como uma proposta inicial.

Qualquer tipo de incitamento ao consumo infantil deveria ser terminantemente proibido. Isto inclui propaganda e "brindes".

A criança não tem discernimento, não possui a consciência plenamente formada e, por isto, deve ser protegida.

Vamos ver no que dá. Só a discussão e conscientização que inicia com esta ação já vale a pena.



.

Nenhum comentário: