segunda-feira, 20 de julho de 2009

Proep, mais um projeto do governo FHC que é um escândalo

.

A educação técnica no governo FHC foi literalmente detonada. Já contei aqui como deixaram as escolas federais sem professores, sem técnicos, sem equipamentos, sem estrutura. ( A educação na época do ex-ministro Paulo Renato )

O ex-ministro Paulo Renato chegou ao ABSURDO de colocar em lei, com o apoio do DEM, PSDB, PPS e outros, que ERA PROIBIDO EXPANDIR A REDE PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE.

Eles criaram um programa meia-boca chamado Proep (Programa de Expansão da Educação Profissional). Quase nada foi feito, mas sobraram muitos contratos para o governo Lula.

O governo Lula deu sequência ao que já estava contratado no governo FHC.

Como quase tudo neste país ficou com nada ou quase nada de fiscalização.

De 1998 a 2007 foram gastos mais de R$250 milhões.

Finalmente o MEC resolveu fiscalizar. E o resultado foi o esperado. Das 98 entidades beneficiadas somente uma cumpriu todo o contrato.

Faço questão de dar o nome: Fundação Iochpe

As outras tinham problemas de simples a extremamente graves. Sendo a maioria extremamente graves. Tipo usar o dinheiro para construir prédio para abrigar faculdade particular.

A fiscalização já teve alguns resultados:

- 30 escolas foram federalizadas;
- 5 passarão para Estados;
- 11 estão sob a gestão do Sistema S (SENAI, SESC, etc);
- 1 escola decidiu devolver o dinheiro;
- outra foi aberto processo de tomada de contas;
- as 20 escolas que não cumprem a cota de gratuidade, estão negociando a adequação.

MORAL DA HISTÓRIA: O Brasil precisa fiscalizar e fiscalizar. Os estados e municípios também necessitam fiscalizar e serem fiscalizados.

ESTA TEM QUE SER A PRIORIDADE DE QUALQUER GOVERNO DESTE PAÍS.

Toda a prestação de contas e os contratos deveriam estar disponíveis na internet.

Aquelas entidades que oferecem cursos gratuítos deveriam colocar na internet as listas de alunos, curso, horário, professores, etc.

É ilusão quem pensa que é só político que gosta de usufruir do dinheiro público, eles apenas são a ponta mais visível do iceberg.

Para finalizar: é de uma incompetência brutal proibir a expansão do ensino técnico federal, como aconteceu no governo PSDB/DEM. Chega a ser doentio.

E pensar que o sonho deste Paulo Renato era ser presidente... Segundo a revista Carta Capital o dito cujo desistiu de seu sonho ao receber um dossiê montado pela turma do josé Serra. Preferiu ser deputado. Não sei se é verdade esta história do dossiê, mas, seguindo a lógica da Veja e da Folha de SP, não há dizer que não seja verdade.


Leia aqui mais sobre esta fiscalização


Economizando com a NÃO educação


.

Nenhum comentário: