sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Pílulas ecológicas. A grilagem e suas relações políticas e criminosas.

.

Anchieta propõe mudanças na legislação ambiental

O governador de Roraima, Anchieta Júnior (PSDB), afirmou que a questão ambiental tem sido o grande gargalo do desenvolvimento no Brasil e, por conta disso, pretende propor aos governadores da Amazônia Legal que sejam feitas alterações na legislação que rege o tema. "Começaremos pelos percentuais de exploração de áreas da Amazônia", frisou. Um dos exemplos citados por Anchieta é sobre a potencialidade de Roraima para a produção de etanol, ainda que o governo federal combata o plantio de cana-de-açúcar na Amazônia. "Temos que provar à União que a discriminação do plantio da cana na Amazônia não pode ser de forma homogênea, existem situações diferentes. É apenas um exemplo para demonstrar as diferenças entre os Estados", comentou - Folha de Boa Vista, 13/2.

Nota do Chicão:

Esta é a meta imediata da bancada ruralista. Eles consideram qualquer medida de proteção ao meio ambiente (na área rural) como sendo CONTRA eles.

O Ministério do meio ambiente é visto quase como um demônio a ser combatido com água benta (que são as idéias deles).

Neste "minguau" é preciso entender as jogadas polpiticas em curso. Tanto em minas Gerais, quanto em São Paulo os dois governadores colocaram políticos afinados com os ruralistas para tomar conta da área de meio-ambiente.

Ser e se mostrar confiável é o desejo deles.

No caso de São Paulo, que conheço melhor por morar aqui, o governador quer até entregar terras no pontal do Paranapanema para grileiros que ocupam as terras públicas.

Vale tudo nesta competição para mostrar quem é mais confiável aos desmatadores, grileiros e a banda podre e a banda boba dos ruralistas.

Leiam este texto:

Estratégia eleitoral: um ex-deputado ruralista na secretaria do meio ambiente do estado de São Paulo


Megagrileiro tem 6 milhões de hectares no Amazonas

Uma força-tarefa do governo federal vai colocar na mira as áreas que estão nas mãos dos três maiores grileiros do país: um deles é fantasma, Carlos Medeiros, nome usado por uma quadrilha que se apossou e vendeu cerca de 12 milhões de hectares no Pará. O segundo maior é o empreiteiro Cecílio Almeida, que se apossou de cerca de 7 milhões de hectares no sul do Pará e se transformou no maior latifundiário do planeta. O terceiro lugar é do empresário Falb Farias, "dono" de 6,8 milhões de hectares em cinco municípios do Amazonas - Amazonas em Tempo, 10/2.


Deputado diz que soja está encalhada

Contrariando as expectativas de crescimento do setor de grãos em Roraima, o deputado federal Márcio Junqueira (DEM) disse que parte da safra de soja do ano passado sequer foi comercializada. Segundo ele, as trades que comercializam soja têm um acordo com a WWF para que a compra do grão na Amazônia só possa ser feita mediante autorização dela. Os produtores não conseguem vender os grãos. Paulo César Quartiero é um dos produtores com soja estocada nos silos. Ele informou que tem 53 mil sacas de soja avaliadas em R$ 1 milhão em seus depósitos, sem ter para quem vender - Folha de Boa Vista, 13/2,


Morte de Dorothy completa 4 anos

Movimentos sociais protestaram no Pará contra a impunidade no assassinato da freira americana Dorothy Stang, que fez 4 anos ontem. Integrantes do Comitê Dorothy Stang reuniram-se com o presidente do TJ do Pará, Rômulo Nunes, pedindo a anulação do julgamento de Vitalmiro de Moura, o Bida, inocentado da acusação de ser o mandante do crime. O comitê reclama da demora para julgar Regivaldo Galvão, também identificado como mandante do crime. Preso desde dezembro por grilagem, ele recorreu ao STF para evitar julgamento no caso Dorothy. Até hoje, somente os pistoleiros Rayfran das Neves Sales e Clodoaldo Batista tiveram os julgamentos concluídos. "Até o momento, está reinando a impunidade", protestou a missionária Rebeca Spires - O Globo, 13/2, O País, p.4; CB, 12/2, Brasil, p.10.

Nota do Chicão:

Um dos melhores textos para entender a rede de corrupção e assassinato que se forma em torno da grilagem de terra é o texto:
Irmã Dorothy e o crime organizado dos grileiros e desvastadores da amazônia




Todas as notícias acima você encontra na área de notícias do Instituto sócio-ambiental (ISA)
http://www.socioambiental.org/manchetes/



.

Nenhum comentário: