terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

FNDE anuncia aquisição de 1 milhão de móveis ergonômicos para escolas públicas

.


Até o fim de março, o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) vai realizar pregão eletrônico de registro de preços para a aquisição de móveis escolares ergonômicos. Os conjuntos serão distribuídos para as escolas públicas de municípios considerados prioritários no PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação).

De acordo com comunicado do FNDE, serão comprados, inicialmente, 1 milhão de conjuntos formados por uma carteira e uma cadeira. Os móveis devem estar baseados nas determinações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Um projeto prevê ainda a aquisição de conjuntos de móveis para professores, com mesa e cadeira, e para alunos com deficiência. A carteira e a cadeira do aluno devem apresentar três tamanhos o que, de acordo com o FNDE, torna possível a distribuição para toda a educação básica - de acordo com a idade e a série do estudante.

"Durante dois anos, a equipe técnica da Fundação de Desenvolvimento da Educação participou da revisão das normas técnicas da ABNT e trabalhou nas especificações desse mobiliário. Os móveis foram planejados seguindo as regras da ergonomia e terão mais durabilidade que o mobiliário escolar comum", afirma a nota.

Da Agência Brasil


Nota do Chicão:

Um garoto de 7 anos tem dificuldade em estudar numa carteira escolar destinada a alunos de 13 anos. A diferença de tamanho é muito grande.

O oposto é pior ainda. Um aluno de 13 anos em uma carteira escolar feita para uma criança de 7 anos.

Tudo isto influencia no rendimento escolar.

O ministério estudou 2 anos até propor uma solução. Isto é bom. Pois no Brasil faltam estudos técnicos feitos para resolver os problemas.

As cidades e estados não contemplados com a compra relatada na matéria acima poderão utilizar as referências e as normas federais para orientar suas compras.

O Brasil precisa de mais estudos técnicos que proponham solução estudadas e bem embasadas.


.

Nenhum comentário: