segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O inacreditável Serra bate récordes e nos decepciona

.

O desejo de poder do Serra está deixando-o fora do prumo.

Depois de bater récordes de gastos com propaganda, tirando dinheiro de manutenção das escolas, ele bateu o récorde de propaganda FORA do estado de São Paulo.

São MILHÕES de reais em propagandas para o Brasil inteiro ver, de algumas das suas obras. Obras feitas em grande parte com recursos do governo federal e do BNDES (além, é claro, dos muitos bilhões de CALOTE dos precatórios).

O Alckmin gastou cerca de 150 milhões de propaganda por ano. Ele já aumentou para mais que o dobro. Récorde absoluto. Duvido que tenha algum governador que gaste a metade disto.

Enquanto isto a secretária de educação de SP diz que NÃO tem dinheiro para reformar escolas.

Que baixaria!

O governo da França e da Suíça estão investigando uma multinacional chamada Alstom. Durante anos ela deu propina para pessoas ligadas ao governo do estado de SP. Um escândalo com pegou o governo Alckmin e já chega ao governo Serra.

A saga PSDB/Alstom continua.

Para comprar mais trens da Alstom o governo fez uma pesquisa super séria (brincadeirinha!!!) na internet.

Isto mesmo. Pegou algumas informações e ... gastou 500 milhões de reais.

Uma compra atoa. Simples!

Porque tanta pressa? Falta de planejamento e organização?

Ou é falta de vergonha na cara?

Mais da metade do governo Serra está parado. Um maestro de renome internacional não quis se submeter aos desmandos do Serra e foi demitido. Um comentarista criticou sua falta de capacidade administrativa e foi demitido da Tv Cultura.

Seu nome apareceu em destaque na operação Sathiagara. Um arranjo de 800 milhões de reais. A investigação vai demonstrar que tipo de punição será(?) dada.

Voltando aos trens da Alstom. O contrato é de 1992. Isto mesmo: 1992. Porque não fazem novas concorrências? Neste período a tecnologia mudou, o mundo mudou, a economia mudou.

Tudo mudou. Só não mudou a SEDE DE PODER deste José Serra. Desde que eu me conheço por gente ele está em campanha para alguma coisa. Nunca termina nada, pois sempre entra em campanha no meio de algum dos seus muitos cargos.

QUANTOS MILHÕES DE REAIS ELE JÁ GASTOU EM CAMPANHA POLÍTICA? Acho que mais de 100 milhões de reais. Talvez 200 milhões de reais. Será que não é mais ainda?

Por isto é melhor prestar muita atenção neste sujeito.


Metrô fez compra de trens com pesquisa na internet
Empresa diz usar sistema complexo de levantamento

Folha de SP

Você faria uma compra de R$ 500 milhões a partir de uma pesquisa de preços da internet? E se a compra fosse de equipamentos tão complexos cuja descrição dos detalhes toma centenas de páginas? O Metrô de São Paulo fez. O caso ocorreu em 2007, na gestão do governador José Serra (PSDB).

A empresa acertou os preços que pagará por 16 trens da Alstom a partir de pesquisa na internet. Como a compra foi feita com licitação de 1992, as bases financeiras do contrato já não faziam sentido devido a alterações de moeda e cenário econômico. Para apurar o preço dos trens, o Metrô diz ter pesquisado o valor pago em 13 cidades do mundo. As datas das compras vão de 2000 a 2004.

A principal fonte do levantamento são os fabricantes Alstom, Ansaldo Breda, Bombardier, CAF e Siemens, em textos que são propagandas em forma de comunicado.
Questões que influenciam compras desse porte -como risco-país, condições de financiamento, câmbio- foram ignoradas, segundo documentos enviados pelo Metrô à Folha.

A Alstom está sendo investigada sob a suspeita de ter pago propina para obter contratos com o governo paulista. Documentos em poder de promotores suíços citam pagamentos a tucanos em troca de contratos com Metrô e Eletropaulo.

O engenheiro de transporte Fernando MacDowell, que projetou o Metrô do Rio, diz que "a internet é absolutamente falha" para essa pesquisa. "Ninguém dá detalhes nem o preço total de item por item."

Para o advogado Márcio Cammarosano, professor da PUC-SP especializado em direito público, o preço menor deveria ter sido provado durante processo de licitação.

O advogado Toshio Mukai, especializado em licitações, diz que "não dá para fazer uma compra desse valor [R$ 499,8 milhões] com uma pesquisa pela internet" porque variáveis fundamentais para a composição do preço não aparecem nesse tipo de levantamento.

Auditores do TCE (Tribunal de Contas do Estado) afirmaram, com base na Lei das Licitações, que o Metrô deveria ter feito outra licitação, já que a de 1992 havia caducado.

O Metrô diz que a interpretação da lei é equivocada, já que a compra de 1992 não havia sido entregue totalmente. À época, o Metrô comprou 22 trens, mas só tinha recursos para 11. Em 2007, decidiu comprar os 11 restantes e acrescentou cinco.

Parecer encomendado pelo Metrô a Marcelo Figueiredo, diretor da Faculdade de Direito da PUC-SP, defende que esse tipo de contrato não depende de prazo, mas da entrega da encomenda. O Metrô disse em nota que a aquisição foi feita "dentro de contrato válido, que permanecia vigente, fruto de processo licitatório", e que licitação, contrato e aditivos anteriores à compra foram considerados regulares pelo TCE.

A empresa informa que usa "complexo sistema para levantamento de preços" e que pesquisa "em numerosas fontes de informações disponíveis na internet e publicações especializadas". O Metrô diz na nota que consultou Cammarosano e que ele afirmou que falou à Folha "em tese", já que não teve acesso ao processo de compra.


Serra e a grilagem em são paulo


Estratégia eleitoral: um ex-deputado ruralista na secretaria do meio ambiente do estado de São Paulo


Serra: mais imposto, mais imposto


Investimentos do Lula e do Serra: a verdade


Repercurssões: O modelo do PT ou o modelo do Serra/PSDB? Qual você prefere?


O modelo do PT ou o modelo do Serra/PSDB? Qual você prefere?


Governo Alckmin é investigado. Na Suíça


Transparência pública e honestidade




.

Um comentário:

Elisabeth Lorena Alves disse...

São maravilhosos seus textos.
Acabei postando em meu blog e esero que não me bata por esta treleza.
Amei o texto e como estava sem tempo para pensar, acabei colando lá.Na verdade o trabalho na ONG anda me atrapalhando um pouco, mas sempre que posso acaboa brindo meus e-mails e vibro com mendagens como a sua.
Htebasile