quarta-feira, 15 de julho de 2009

Uma opção inteligente aos túneis e viadutos para carros

.

MAIS TÚNEIS E VIADUTOS, MAIS CONGESTIONAMENTOS

Esta é a realidade.

Nos últimos anos SP gastou bilhões em obras viárias.

O resultado: recorde de congestionamento.

Outro resultado foi a diminuição da velocidade dos carros. Ou seja, quando saem do congestionamento estão andando mais devagar.

Qual a solução?

Para o prefeito e governador é a mesma solução: construir túneis e ampliar as avenidas. ( Mentalidade de concreto armado, o erro continua )

Dá voto fazer obras viárias. Educação não dá voto. Ou seja, na hora de votar a população prefere quem faz obras viárias, mesmo que a educação esteja aos pedaços. É a cultura de TODAS as classes sociais.

A pergunta é: o que fazer com 4 bilhões de reais que serão gastos com obras para os carros ficarem parados?

Uma opção é investir em educação e financiamento para os moradores das cidades reorganizarem a vida para NÃO precisarem de carros ou precisarem pouco.

Esta história escutei de um amigo: um casal, com 2 filhos, transitavam todos os dias por 70 km na cidade de São Paulo. Um família de classe média, com dois carros e muitos compromissos.

Ao começarem a ler blogs na internet, que questionavam o estilo de vida de quem depende de carro, resolveram mudar de vida. Mudaram para perto do emprego do marido, para lá também foi transferida a escola das crianças. A esposa procurou novo emprego e conseguiu, perto de seu novo apartamento.

O que aconteceu: venderam um carro, pois não precisavam mais de 2 carros. Passaram a circular por 10 km/dia pelas ruas da cidade. Ficaram mais tempo juntos. Reduziram custos.

É ou não é uma OPÇÃO INTELIGENTE?

O que os governos podem fazer?

Divulgar escolhas como esta em campanhas educativas. Financiar a comprar de imóveis para quem tiver esta opção de vida. etc, etc, etc.

Visite o Blog do Chicão, que em breve postarei outras histórias como esta. Mande-nos histórias como esta, se você conhcer.

Ajude a divulgar esta mensagem.


Mais pontes e avenidas, mais congestionamento.

Mais metrô e ciclovias, menos poluição.



.

Um comentário:

Anônimo disse...

Enqunto isso a dupla de bandidos Serra/Kassab anuncia corte de todas arvores da Marginal do Rio Tiete, para construção de mais pistas para os carros estacionarem e consequentemente para cobrança de pedágios.