quarta-feira, 15 de julho de 2009

Transparência pública: quando a direita entra no debate

.

A democracia é fantástica.

No início do seu mandato de governador, o Serra VETOU uma lei que instituiria a Transparência Pública no estado de São Paulo. A lei era do ex-deputado Carlos Neder (PT).

Este foi um dos seus primeiros atos como governador. Outro ato foi dar uma série de benefícios para as empresas de comunicação (seus fiéis amiguinhos). Mais dinheiro no bolso dos milionários donos de jornais, revistas, rádios e MENOS transparência pública. Este a foi a prioridade de governo deste elemento.

Muitas pessoas e ONGs estavam lutando pela transparência pública. Uma luta SEM apoio dos conservadores.

Estamos em 2009, o debate sobre a transparência pública ganha as ruas e aumenta a consciência de sua necessidade.

Para minha alegria os ratos estão pulando para dentro do barco. este é o primeiro sinal de que uma idéia está FORTE E MADURA.

Primeiro o prefeito de São Paulo que lançou um portal de transparência. Não dá as informações de anos anteriores, mas dá bastante informação sobre o presente. É um avanço. Precisamos lutar para aprimora-lo.

Ele, trouxe ao debate algo muito importante: colocar na internet os salários dos servidores públicos. Concordo plenamente. Deve-se colocar todo o holerite, inclusive.

Agora ele quer colocar o local de trabalho, horário e função. Concordo plenamente.

Quando a direita entra no debate ajuda a superar alguns mitos. Isto é bom. É importante porque a TRANSPARÊNCIA PÚBLICA DEVE SER TOTAL.

É ilusão e falta de bom senso acreditar que o problema do Brasil seja apenas os políticos. Eles apenas fazem o que a grande maioria de nós faria se tivesse a mesma oportunidade.

Em uma conversa com um amigo, durante as últimas eleições municipais, ele me comentou algo muito importante: "você já viu a campanha eleitoral no rádio? Aparece todas aquelas pessoas prometendo a contratação de mais médicos. NÃO VI UM ÚNICO CANDIDATO DIZENDO QUE FARIAM OS MÉDICOS CUMPRIREM HORÁRIO E TEREM PRODUTIVIDADE. É uma catástrofe".

Concordei em gênero, número e grau.

UM GRANDE PAÍS SÓ SERÁ CONSTRUÍDO COBRANDO DAS PESSOAS, DE TODAS ELAS, QUE FAÇAM BEM FEITO O SEU SERVIÇO E SUAS FUNÇÕES.



.

Um comentário:

Anônimo disse...

Chicão,
Concordo com a sua opinião. Só acrescentaria a proposta de que a Transparência fosse por inteiro, incluindo as ajudas de custo que muitos Secretários e funcionários de cargos de confiança ganham como Conselheiros de estatais ou outras funções remuneradas que complementam seus salários, ou você acredita que um Secretário consegue viver com 6 mil reais bruto?. Você se lembra que o Presidente do PPS participa aqui em São Paulo de vários Conselhos, segundo a imprensa noticiou, e ainda, dizem, não sei se é verdade, que Secretários municipais recebem mais de doze mil reais como ajuda de custo por participarem destes Conselhos. Também deveriam publicar o salário bruto e o líquido e não só o bruto.