.
Com baixo custo de implementação e alto potencial transformador, as tecnologias sociais surgidas do conhecimento das comunidades apontam saídas para problemas cotidianos da população
Quando aquela mulher humilde, com os pés descalços sobre a terra, usou o termo “sustentabilidade” para falar sobre o que acontece em sua propriedade, o significado da palavra ganhou forma. Rosemeire Ramos da Silva Leal, de 56 anos, recebeu do Incra concessão de uso de 25 hectares no assentamento União Flor da Serra, em Planaltina (GO). Isso foi há três anos e meio. Com um crédito inicial de R$ 2.400, comprou ferramentas e uma vaquinha. Outros R$ 5 mil foram destinados a melhorias na casa, erguida no chão castigado pela antiga plantação de soja. Depois de uma década acampados como sem-terra, ela e o marido, Reginaldo, tornaram-se então assentados da reforma agrária. As dificuldades de sobrevivência começariam a ser abrandadas no ano seguinte, quando chegou por lá uma tal de “tecnologia social” chamada Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais), com técnicas de agricultura simples, baratas e limpas.
E a sustentabilidade entrou na vida do casal...
Leia o texto completo da Revista do Brasil aqui:
http://www.redebrasilatual.com.br/revistas/43/engenhosa-sabedoria-popular/view
Nota do Chicão:
Dona Rosimeire poderia te feito como muitos amigos e vindo para a cidade grande morar nas favelas.
Resolveu lutar pela reforma agrária.
Viveu acampada por 10 anos e conseguiu uma terra para trabalhar e produzir.
Conseguiu uma terra para viver com dignidade.
O governo federal investiu nestes brasileiros simples.
Eles estão tendo uma oportunidade de melhorar a própria vida.
O dinheiro público pode ir para o bolso dos muitos ricos, como no caso da fazenda quase de graça que a senadora Kátia Abreu e o seu irmão ganharam.
Ou o dinheiro público pode ser usado para gerar boas oportunidades para os mais simples.
Na era da sustentabilidade cabe à população e ao governo divulgar técnicas ecologicamente corretas.
Não é só um programa técnico, é também um programa educacional importantíssimo. É educação ambiental.
Vale a pena ler o texto inteiro da Revista do Brasil.
Tem muita coisa boa acontecendo no Brasil.
Isto é bom para todos nós.
Leia também:
A reforma agrária da turma de Kátia Abreu
http://chicaodoispassos.blogspot.com/2010/01/reforma-agraria-da-turma-de-katia-abreu.html
Assistência técnica rural é investimento sério e prioritário
http://chicaodoispassos.blogspot.com/2010/01/assistencia-tecnica-rural-e.html
.
Mensagem da noite
Há 3 dias
Um comentário:
Acredito nos Pequenos Produtores Rurais & AGUAPÉ
A maioria dos Médios e Grande Produtores Rurais não estão dispostos a enfrentar NOVOS PARADIGMAS – normalmente ELES até fogem da Produção SUSTENTÁVEL dos ORGÂNICOS.
Aqueles que iniciam NADA não tem os mesmos VÍCIOS daqueles que já atuam há um Bom Tempo na Produção Agropecuária – com a Produção dos ORGÂNICOS os Pequenos Produtores podem conseguir um Desenvolvimento muito mais RÁPIDO e se tornar Médio ou, até mesmo, Grande Produtor Agropecuário pela simples razão de passar a utilizar melhor o que a NATUREZA nos disponibiliza GRATUITAMENTE.
O AGUAPÉ é o mais Importante RECURSO que a NATUREZA nos deixou para o Desenvolvimento da Agropecuária ORGÂNICA – por essa razão recomendo aos Técnicos de EXTENSÃO RURAL uma atenção especial para a utilização do AGUAPÉ.
O AGUAPÉ pode ser utilizado em muitas finalidade, inclusive para a ADUBAÇÃO ORGÂNICA, o Prinicipal INSUMO da Produção dos ORGÂNICOS.
Observação: para utilizar o AGUAPÉ e recomendável observar utilização de Recursos de Proteção, visando resguardar os USUÁRIOS das possibilidades de CONTAMINAÇÕES por Microorganismos Patogênicos e até mesmo por Metais Pesados.
NOTA 01: Toda IDÉIA NOVA e / ou ANTIGA que possam contribuir com Equipe BR do AGUAPÉ serão BEM VINDAS – não tenha receio, pois é “ERRANDO” que poderá aprender a acertar & contribuir com essa & outras importantes LUTAS.
NOTA 02: porque os internautas (PESQUISADORES) raramente apresentam seus COMENTÁRIOS ? ? ? ? ?
PÁGINAS INTERESSANTES: |Mundo Estranho| |Viver SUSTENTÁVEL| |Nosso Futuro Comum| |Sabedoria incomum| |Princípios Éticos do Desenvolvimento Sustentável|
Um Abraço Fraterno a VOCÊ & Membro / Colaborador (ou pretendente),
MISSAO TANIZAKI
Fiscal Federal Agropecuário
Bacharel em Química
missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
Equipe BR do AGUAPÉ
TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR
Postar um comentário