sábado, 16 de janeiro de 2010

Químicos da “sopa de plástico” no mar voltam para seu estômago? Pesquisa científica.

“O Projeto 5 Gyres está trabalhando agora para avançar nossas pesquisas anteriores com os testes buscando determinar se esses químicos se acumulam nos peixes, navegam ao longo da cadeia alimentar e terminam em nossos pratos de jantar.”


Cientistas iniciam travessia para o primeiro estudo global da “sopa de plástico” no mar
A poluição marinha por plásticos é um problema global crescente


ST. THOMAS, ILHAS VIRGENS, EUA — Os oceanos do mundo estão repletos de poluição por plásticos? Cientistas marinhos iniciam em 08 de janeiro de 2010 o lançamento transatlântico do primeiro estudo de poluição marinha por plásticos que é largamente conhecido como prevalecente somente no Oceano Pacífico Norte, a “Grande Marca de Lixo no Pacífico.”

A viagem inaugural do estudo, de St. Thomas, Ilhas Virgens, EUA, até o Mar de Sargaço, é parte do Projeto 5 Gyres (giros), o qual realizará uma segunda travessia no Atlântico Sul em agosto próximo. Participando no e diretamente do projeto estão os pesquisadores Dr. Marcus Eriksen e Anna Cummins, que têm trabalhado com o Capitão Charles Moore, fundador da Fundação de Pesquisa Marinha Algalita (AMRF), documentando a acumulação crescente de poluição por plástico no Giro do Pacífico Norte.

“Este é um problema global, temos visto evidências de poluição por plásticos por todos os lugares do mundo e isto está piorando,” diz Moore, que em janeiro foi enfocado em “O Relatório Colbert” (The Colbert Report) para discutir o problema que ele mesmo colocou no mapa pela primeira vez.

Eriksen e Cummins, casados em junho de 2009, trabalharão com a AMRF para aprofundar o foco da sua pesquisa anterior, a qual tem sido quantificar os plásticos flutuantes, incluindo fragmentos de micro-plásticos consumidos pelos peixes. Agora eles buscam entender como esses detritos afetam os peixes, para entender melhor o efeito humano do que o Los Angeles Times chama de “um dos segmentos da esteira de lixo tóxico da civilização que mais cresce.”

“As partículas de plástico no mar agem como magnéticos para químicos tais como DDT, PCB, retardadores de chama e outros poluentes,” diz Cummins. “O Projeto 5 Gyres está trabalhando agora para avançar nossas pesquisas anteriores com os testes buscando determinar se esses químicos se acumulam nos peixes, navegam ao longo da cadeia alimentar e terminam em nossos pratos de jantar.”

Leia mais aqui: http://www.globalgarbage.org:80/blog/index.php/2010/01/14/cientistas-iniciam-travessia-para-o-primeiro-estudo-global-da-sopa-de-plastico-no-mar/


.

Nenhum comentário: