quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Estudo confirma água contaminada no litoral sul de São Paulo

"Deu no Agora:

Água consumida nas praias está contaminada

Folha de S.Paulo

A água distribuída pela Sabesp durante a maior parte do ano passado em Bertioga, no litoral de São Paulo, estava imprópria para consumo humano segundo relatório feito pela própria empresa.

* Sabesp nega contaminação no litoral

Os dados mostram que a água apresenta coliformes termotolerantes (que aponta que houve contato com o esgoto). O mesmo problema também foi detectado em Praia Grande, mas em menor escala. O mesmo relatório aponta ainda graves problemas na água distribuída em outras cidades do litoral paulista, com a presença de coliformes totais (oriundos de matéria orgânica), como em São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Ilhabela e Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá.

Em tempo: O Conversa AFiada reproduz o comentário do amigo navegante eduardo viveiros.
Enviado em 14/01/2010 às 10:34

PHA,

olhe o que diz a Wikipedia sobre uma das bacterias, a Escherichia coli, que causa diarréia, principalmente em crianças:

“A presença da E.coli em água ou alimentos é indicativa de contaminação com fezes humanas (ou mais raramente de outros animais). A quantidade de E.coli em cada mililitro de água é uma das principais medidas usadas no controlo da higiene da água potável municipal, preparados alimentares e água de piscinas. Esta medida é conhecida oficialmente como índice coliforme da água.”

Agora veja a matéria do boletim da FAPESP de hoje sobre a mudança do agente causador da diarréia: sai a famosa Salmonella e entra a não menos famosa Escherichia coli, que provavelmente é a que está presente na água da Sabesp nos locais onde o surto de diarréia apareceu. Ubatuba parece ser um desses locais, também, ao lado do Guarujá. Desse jeito, os eleitores de classe média do Zé Piriri não vão precisar mais gastar dinheiro com academias ou SPAS. Vão perder peso com diarréia mesmo…

http://www.agencia.fapesp.br/materia/11626/mudanca-de-agente-da-diarreia.htm

Do site Conversa Afiada


Nota do Chicão:

Aposto com vocês que o dono da Band, do estadão, da Folha, da Globo, SBT e congêneres mandam trazer água da Suíça mas jamais confirmarão mais este absurdo do desgoverno José Serra.

É mais provável dizerem que foram os marcianos que contaminaram as águas.




.

Nenhum comentário: