sábado, 30 de janeiro de 2010

Algema de pobre e de algema de rico

.

Leia o texto, depois eu comento:

Nota Pública da CPT: Espetacularização da Justiça

Tem sido noticiada fartamente por todos os grandes meios de comunicação, nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2010, a prisão de nove trabalhadores nos municípios de Iaras e Borebi, interior de São Paulo, acusadas de participação na ocupação e nas ações em terras da Cutrale, cujo objetivo era de chamar a atenção da sociedade brasileira sobre as terras públicas ocupadas pela maior exportadora de suco de laranja do mundo, no final de 2009. Os sem-terra foram presos e algemados. A imagem de Miguel Serpa, uma das lideranças do MST na região, algemado, e de outros foi estampada nos jornais e veiculado nos noticiários dos canais de televisão brasileiros.

Este caso nos faz lembrar de como, em 2008, quando a PF na operação Satiagraha prendeu 17 pessoas, entre elas o banqueiro Daniel Dantas, o investidor Naji Nahas, e o ex-prefeito Celso Pitta, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, acusou de “espetacularização” a prisão feita pela PF e criticou o uso das algemas. Ainda avaliou que, de modo geral, existe exposição “excessiva e degradante” das pessoas investigadas pela Justiça. Diversos senadores e deputados saíram em apoio ao Presidente do Supremo por ter tomado esta posição. Alguns dias depois, no dia 06 de agosto, o STF decidiu, por unanimidade, proibir o uso abusivo de algemas, pois na palavra do presidente do Supremo, fere o “princípio da dignidade da pessoa humana”.

Diante disto a Coordenação Nacional da Comissão Pastoral da Terra, se pergunta: Onde estão o presidente do STF, Gilmar Mendes, e os demais ministros do Supremo e os políticos tão ciosos da preservação da dignidade humana? Por acaso se ouviu da parte deles a condenação do abuso da ação policial na prisão dos trabalhadores? Não terá sido uma exposição “excessiva e degradante” à que foram submetidos e que fere o princípio da dignidade da pessoa humana?

Mas, não adianta esperar por tais manifestações, pois faz parte da cultura jurídica interpretativa dos fatos e das leis, em nosso país, a diferença de tratamento entre a elite deste país e os trabalhadores.

O que é mais grave, a destruição de alguns pés de laranja, ou o assalto aos cofres públicos com o desvio de milhões e milhões para interesses particulares ou partidários? Na interpretação das mais altas autoridades do Judiciário, quem desvia recursos públicos, quem se locupleta com os bens da Nação, merece um tratamento cuidadoso, pois sua dignidade não pode ser arranhada. Já o pobre, quando ativamente luta pelos seus direitos, quando denuncia o esbulho do patrimônio público, como a grilagem de terras praticada pela Cutrale, este tem que ser exemplarmente punido, para desestimular ações semelhantes.

Situações como esta não são novidade. ...

Goiânia, 29 de janeiro de 2010.

A Coordenação Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT)


Nota do Chicão:

Pobre é pobre, rico é rico.

Não é novidade as autoridades tratarem de modo diferente segundo a cor e a classe social.

Eu sou a favor de algema para todos os que vão preso.

Sem EXCESSÃO.

Não é a algema que denigre as pessoas.

Ela é um instrumento de trabalho do policial que possui filhos, esposa, familiares e merece ser protegido.

O discurso da vítima é uma das estratégias para se manter a impunidade.

Enquanto entrarmos em discurso de coitadinho estaremos inviabilizando um país verdadeiramente justo.

A algema deve ser para todos, principalmente para os ricos.






.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pode parecer meio "fora de contexto", mas qero dizer isso.

Penso assim:

1 - se o eleitordo do PT é em torno de 30% ... Dilma nao atingiu seqer o "teto PT".

2 - entre as perguntas feitas pelo instituto-prostituto Vox Lorota aos entrevistados, era de q se "votariam no candidato q Lula apontasse" (ou o q o valha). Mais de 30% disseram "com certeza".
Entao, outra vez Dilma nao atingiu o q vou aqí chamar de "teto inicial Lula".

3 - Serrassuga conta c/ toda a mídia corrupta do seu lado e, prá desgosto do vampiro dos Bandeirantes, nao pára de cair.
Aliás, literalmente DEPENCANDO. E isso nao é palavrado "petista".

Moral da farofa: melhor continuar mentido e manipulando os babacas dos paulistas c/ ROUBOANEL, q tentar a presidencia, e tomar noreia ... de novo.

Nem c/ baixarias, nem c/ "dossies", nem c/ "pesqisa" dos DataPadaria da vida - ou qlqr outro "Viagra político - a coisa volta a subir.

Fato.

Inté,
Murilo