sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Tecnologia é o que garante o progresso de um país

.

"Durante sua campanha em 2008, o então candidato Barack Obama falou em tom alarmante sobre a ameaça dessa concorrência acadêmica para a competitividade dos EUA. "Se quisermos continuar construindo os carros do futuro aqui não podemos nos permitir ver o número de doutorados em engenharia aumentando na China, na Coreia do Sul e no Japão, ao mesmo tempo que se observa uma queda aqui nos EUA", declarou Obama".

Esta é a competitivdade real da economia.

É por aí que se vence a guerra da concorrência pelo progresso.

No Brasil, a agenda dos conservadores se foca em tirar direitos trabalhistas e em assuntos irrelevantes como a "autonomia" do Banco Central.

Quando o governo do PT planejou o pré-sal, administrado pela Petrobras, foi por motivos nacionalistas e de dinheiro.

Mas, foi principalmente porque sabe que o desenvolvimento de tecnologias é a parte mais nobre da concorrência entre as nações.

Para tanto deve-se ter escala. E deve-se ter empresas que garantam a compra e o uso da tecnologia.

A NASA, agência espacial Norte Americana, tem esta função: ela encomenda e compra inovações tecnológicas de empresas americanas (tente vender para eles... americano é neoliberal no Brasil e nacionalista lá nos EUA).

As forças armadas também tem esta função, e vários outros órgãos de governo.

Se é assim em todo o mundo, porque não é assim no Brasil?

Porque aqui os conservadores são burros e de mente colonizada.

O texto de onde tirei a citação é este (vale a pena ler): http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-grande-disputa-por-cerebros#more



.

Nenhum comentário: