sexta-feira, 14 de maio de 2010

O legado do José Serra na segurança pública de São Paulo

.

"Serra nega que teve aumento da violência no seu governo. Segundo a Folha “Ele disse que o aumento na violência em São Paulo, expressa pelo crescimento de 23% dos homicídios na capital, tem que ser relativizado: “Você não pode tomar um trimestre para poder raciocinar. Você tem que ver qual é a tendência, que aqui em São Paulo foi uma vitória espetacular”.


Não se trata de um trimestre. Os homicídios não aumentaram só neste último trimestre. Em 2009 também teve um aumento nos homicídios registrados no Estado. Esse aumento prosseguiu neste primeiro trimestre. O declínio nos homicídios foram reais, mas NÃO foi durante a gestão de Serra. Durante a gestão Serra foi invertida a curva. Por outro lado, a violência não se resume aos homicídios. O latrocínio cresceu durante todo seu mandato. Os roubos atingiram em 2009 uma cifra histórica. (Os dados são da Folha SP). As outras modalidades do crime também cresceram. Os sequestros relâmpagos, nem se fale, 3 por dia só na capital.



Roubo

2006- 213.476

2007- 217.201

2008- 217.967

2009- 257.004



Latrocínio (roubo-morte)

2006- 26

2007- 218

2008- 267

2009- 304

(Veja os dados da criminalidade publicados pela Folha, discriminados entre capital, interior e região metropolitana A criminalidade no Estado SP, em números)

A gestão Serra, inclusive se comparada com a do seus predecessores tucanos, foi medíocre e não só nos resultados, mas também nos problemas surgidos na segurança. Crise entre a PM e a Polícia Civil, troca de Secretário várias vezes. Falta de dialogo entre as diferentes forças, salários baixos que desmotivam. Corrupção e descontrole com a atuação de criminosos na própria corporação policial.

Serra fala muito de segurança agora, como candidato, mas recusa discutir do seu próprio balanço. Quando questionado recorre a inverdades, como ontem quando afirmou que os problemas foram só de 1 trimestre".

LF

do blog do Luis favre http://blogdofavre.ig.com.br/


Nota do Chicão:

Eu me pergunto: porque tudo que o Serra faz é mal feito?

Por que ele tem sempre que mentir?

Para entende melhor a queda da criminalidade em anos anteriores em São Paulo sugiro este texto:

Segurança pública: a realidade da periferia
http://chicaodoispassos.blogspot.com/2008/11/segurana-pblica-realidade-no-domingo.html

Devo também destacar que a queda da criminalidade no estado de São Paulo coincidiu com a EXPLOSÃO  de criação e ampliação das guardas municipais.

Para você ter uma idéia: aqui na entorno de Campinas, TODAS AS GUARDAS MUNICIPAIS SÃO MUITO MAIORES QUE A POLÍCIA MILITAR.

Em todas as cidades tem muito mais guarda municipal. Em algumas cidades tem mais que o dobro de guardas pagos pelas prefeituras, do que pagos pelo governo do estado.

Vai chegar um dia que vão valorizar o trabalho feito pelos prefeitos.

Daí chegou o José Serra e... piorou.

Com José Serra ficou pior.

Uma pena! Tanta gente se esforçando para melhorar...

E o Serra piorou. Não fez sua parte e a situação da segurança em São Paulo piorou.

.

Um comentário:

Paulo disse...

O legado de Zé segurança em SP, é o lançamento do "Família Unida". À proporção que a população não sai de casa, reforça os laços familiares. Só não entende o Zé, quem não quer.