sexta-feira, 19 de março de 2010

O mal que a propaganda faz 2 - A Verdade Sobre Os Laboratórios Farmacêuticos

.

"Título: A Verdade Sobre Os Laboratórios Farmacêuticos

Autor: Marcia Angell

Editora: Record


Durante as duas décadas em que trabalhou no New England Journal of Medicine, a Dra. Marcia Angell esteve numa posição privilegiada para assistir à crescente corrupção da indústria farmacêutica.

Ela viu laboratórios se afastarem de sua missão original de descobrir e fabricar medicamentos úteis para, em vez disso, se transformarem em gigantescas máquinas de marketing.

Ela os viu conquistar influência praticamente ilimitada sobre a educação e a pesquisa médica, e também sobre como os médicos cumprem sua missão.

Ela se solidarizou com o público americano, especialmente os idosos, em sua luta e fracasso cada vez maior em tentar acompanhar a espiral ascendente dos preços de medicamentos de prescrição.

Neste livro, a Dra. Angell expõe a realidade do que a indústria farmacêutica se tornou - e defende uma mudança essencial, já muito atrasada. Atualmente, os americanos gastam a espantosa quantia de 200 bilhões de dólares a cada ano em medicamentos de prescrição médica obrigatória.

A verdade é que os laboratórios farmacêuticos canalizam a maior parte de seus recursos para o marketing de produtos de benefício duvidoso.

Enquanto os lucros sobem vertiginosamente, os laboratórios têm a desfaçatez de usar sua fortuna e poder para impor o que é do seu interesse ao Congresso, a centros médicos acadêmicos e à FDA, órgão americano responsável pela regulamentação de alimentos e medicamentos.

Concentrando sua atenção em fármacos de enorme sucesso como o AZT, o Taxol e o Claritin, a autora demonstra exatamente como novos produtos são lançados no mercado. Ela revela que os laboratórios farmacêuticos rotineiramente dependem de instituições financiadas com recursos públicos para sua pesquisa básica, que alteram ensaios clínicos para que seus produtos pareçam ser melhores do que são e que usam legiões de advogados para prorrogar por anos os direitos exclusivos de comercialização concedidos pelo governo.

Escrito com clareza e vigor, e embasado em pesquisas profundas, 'A verdade sobre os laboratórios farmacêuticos' é uma denúncia candente de uma indústria que escapou a todo controle".

Nota do Chicão:
 
Como você pode notar a base desta máquina de prejudicar a sociedade é o investimento maciço em marketing.
 
Esta é uma das principais fontes de renda da imprensa "livre" que os conservadores tanto se jubilam.
 
Na realidade é uma imprensa livre de ser honesta com os leitores, já que quem paga a maior parte das contas são os anúnicios de pouca fé (além de outros tipos de marketing que influenciam no conteúdo das reportagens e programas de Tvs e rádio).
 
Leia também:
 
O mal que a propaganda faz
http://chicaodoispassos.blogspot.com/2010/03/o-mal-que-propaganda-faz.html
 
Saiba também o que é a Grande Aliança Conservadora. Pesquise nos textos do blog do Chicão http://chicaodoispassos.blogspot.com/
 
 
.

Nenhum comentário: