terça-feira, 9 de março de 2010

A enganação da autorregulação

.

Um setor que tem poucas leis é o setor de propaganda e marketing.

Eles resolveram se autorregular.

Funciona assim: as indústrias de cerveja decidiram que querem mais mulheres bebendo. Então começam a fazer campanha maciça onde as mulheres aparecem bebendo.

São sempre mulheres lindas, gostosas, saudáveis e felizes. Desta forma incentivam o uso de álcool por mulheres.

Será que é verdadeiro o que eles vendem?

Não, não é. Eles mentem para vender mais. As pessoas estão acostumadas com isto e acham isto normal.

As mulheres que bebem tendem a ser mais sedentárias e mais obesas. É o que vejo ao meu redor. Ou seja, começam a beber e ficam feias e gordas.

Segundo a autorregulação não há problema nenhum em usar a propaganda para incentivar comportamentos que fazem mal ao corpo e à sociedade.

Segundo a autorregulação não tem problema nenhum em mentir e enganar as pessoas com imagens que não correspondem à realidade.

Segundo a autorregulação as empresas de bebida alcóolica estão ganhando dinheiro, as empresas de propaganda estão ganhando dinheiro e as empresas de comunicação estão ganhando dinheiro.  Portanto, está tudo bem.

E quem reclamar vai ficar "chupando o dedo".

Leia este texto do Blog do Sakamoto

Ao invés de proibir comerciais, vamos incentivá-los a dizer a verdade
http://blogdosakamoto.uol.com.br/2010/03/07/ao-inves-de-proibir-comerciais-vamos-incentiva-los-a-dizer-a-verdade/

Leia também:
Autorregulação: a ditadura dos poderosos
http://chicaodoispassos.blogspot.com/2010/03/autorregulacao-ditadura-dos-poderosos.html




.

Nenhum comentário: