sábado, 13 de fevereiro de 2010

Ficha Limpa: uma boa idéia que se perdeu no caminho

.

A corrupção no Brasil é terrível.

O pior é a impunidade.

Todos nós queremos punir os ladrões do dinheiro público.

Não é por isto que qualquer lei que fale em punição deva TER O NOSSO APOIO SEM REFLEXÃO.

O projeto ficha limpa tem várias qualidades. Torna mais rígida a lei em vários pontos. Veja aqui: http://campanhafichalimpasp.blogspot.com/2010/02/da-agencia-camara-ficha-limpa-e-mais.html

A propaganda dos apoiadores diz: "Imagine um governo sem corrupção. Onde políticos que desviassem verbas públicas, que tivessem envolvimento com o tráfico de drogas ou crimes severos fossem banidos das eleições".

Vamos aos problemas da vida real: a lei sempre foi usada contra os mais fracos. Sempre foi muito branda contra quem tem grana. Um grande empresário (o dono do Pão de Açucar, se não me engano) foi inocentado pelos juízes de um crime porque ele "não sabia da lei". Se fosse um Zé Mané qualquer tinha sido condenado. Alguém duvida?

E aí, como fica?

Se a justiça continuar a ser MUITO LENTA este Zé Mané ficará décadas sem ser julgado e SEM seus direitos políticos.

E o grande empresário poderá ser candidato à presidente, se quiser.

Este não é o único problema a ser resolvido.

Existem muitos outros.

Suponhamos que um Hacker entre na conta bancária de um laranja de um político ladrão. E descubra as movimentações milionárias do laranja e denuncie através da internet.

Ele agiu contra a lei. Na minha opinião ele não deveria ser incomodado. Ele é um herói que desmascarou um corrupto.

Ele vai ficar inelegível e o político vai virar um coitadinho nas manchetes dos jornais conservadores.

Duvidam?

O planeta é transformado para MELHOR através da desobediência civil.

Se hoje temos democracia é porque várias pessoas confrontaram as leis e as autoridades. E conquistaram este benefício para todos nós.

A transição do feudalismo até a democracia se deu com muita luta, muita desobediência às leis e muita incitação ao conflito (lembrem das autoridades que mandavam matar quem queria ter sua própria escolha religiosa, estas autoridades agiam dentro da lei, pois eram elas mesmas que faziam as leis).

A escravidão não acabou porque os donos de escravos ficaram bonzinhos. Acabou porque houve muitos escravos e muitos cidadãos progressista que BURLARAM A LEI, pegaram em armas (lembrem de Zumbi), fizeram manifestações e enfrentaram as autoridades.

E o que o projeto ficha limpa propõem (do jeito como está): que estas pessoas percam seus direitos políticos e depois fiquem décadas esperando a decisão da justiça (que em grande parte depende da classe social do réu).

O GRANDE DESAFIO DO COMBATE À CORRUPÇÃO É FAZER A JUSTIÇA FUNCIONAR E INSTALAR NO BRASIL A TRANSPARÊNCIA PÚBLICA RADICAL.

Portanto, alguns pontos do projeto são bons.

O projeto deveria se ater a alguns pontos como inelegibilidade de quem renuncia ao mandato para evitar abertura de processo de cassação, etc.

Nossa lei deve ficar mais rígida.

Melhorar não pode ser desculpa para instalar no Brasil uma cultura facista que nega a essência da democracia que é a existência de conflitos.

Vou dar um exemplo: eu defendo a ecologia e leis ecológicas mais rígidas. Eu conheço a situação do campo brasileiro e sei que quase nenhuma fazenda mantém sua reserva legal dentro da lei. Será que estes milhões de fazendeiros não poderiam ser candidatos?

Eu digo: ELES VÃO CONTINUAR A SEREM CANDIDATOS. PORQUE ESTA LEI É FEITA PARA PARA UMA SOCIEDADE HIPÓCRITA.

É por isto que a Rede Globo faz campanha a favor.


Veja este caso e pense nas consequências da lei ficha limpa da forma como está proposta:

http://chicaodoispassos.blogspot.com/2010/02/peticao-online-em-favor-de-bianca.html

.

3 comentários:

Anônimo disse...

Corretíssimo.

Agora, q essa prisao do Arruda vai render, ah isso vai.

A sociedade organizada vai se sentir mais encorajada e o bicho vai pegar - entenda-se, vai cobrar MUITO mais agrassivamente.

Inté,
Murilo

PTN- Partido Trabalhista Nacional disse...

"Não sou idiota, e nãotenho mega mania de votar errado ok, preste-me bem atenção sou NORDESTINO sim Senhor, mais não tenho a cara pras costa, estes senhores vai voltar a serem politico sim por vcs. que fazem a merda não feder, colocar as suas ideas pra funcionar babaca de " buraco de tatu" ficha limpa no brasil só Serasa ou SPC, 1° pergunta fazer tem ficha limpa seu tatu de burraco de cemitério, vai ver se eu estou na esquina chição nome de otário CHICAO!...

Anônimo disse...

Ficha Limpa e coisa de quem não tem o que fazer, e chicão e nome de cabra de peia aqui no nordeste, o me fazendo favor, o Lula tem ficha limpa, o Renan Calhairo tem ficha limpa, o Roberto Carlos tem ficha Limpa, Eu tenho ficha Limpa, e vc. seu otário de galocha tem ficha limpa.....