segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

"Inchaço" público em São Paulo e no Brasil: confira a diferença (2)

.

Matéria enviesada do jornal O Globo procura sustentar inverdades demo-tucanas



Em várias notas abordei aqui a questão dos cargos de confiança e o assunto recentemente voltou à pauta no jornal O Estado SP. (veja o link das notas no texto original: http://blogdofavre.ig.com.br/2010/02/materia-enviesada-do-jornal-o-globo-procura-sustentar-inverdades-demo-tucanas/)

Imprudentemente escrevi “Uma coisa é certa, após quase 8 anos afirmando inverdades sobre o aparelhamento petista, agora começam a aparecer os números. Será que será lançada uma campanha contra o aparelhamento tucano? Não, agora o assunto ira para o esquecimento nos jornais, pois no imaginário de alguns o assunto já fez o efeito esperado. “

Ledo engano. Não só o assunto não foi para “o esquecimento nos jornais”, mas O Globo voltou à carga em matéria de capa e contra o PT.

Vamos lembrar que, segundo o Estadão, “Entre os cargos comissionados citados por Lula há funcionários de carreira, que prestaram concurso público, que estão em cargos de comissão. Há também aqueles que entraram na administração por indicação para uma função de confiança (não concursados).” Estes últimos seriam, segundo o mesmo jornal “3.236″.

Já O Globo avança outra cifra, provavelmente misturando todos os cargos comissionados: “o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também inflou o número de cargos de confiança e está gastando mais com essas nomeações sem concurso — grande parte fruto de indicações políticas. Dados recentes do Ministério do Planejamento apontam que, entre 2002 e 2009, o número de cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS) aumentou 24,6%, passando de 18.374 para 22.897. (O Globo pág. 3 22/2/2010).

O Globo mistura, para melhor confundir e vender a idéia propalada pelos tucanos que o PT aparelhou o Estado.

Acontece que a própria matéria do O Globo desmente sua afirmação inicial, pois constata: “É com esses cargos DAS que o governo federal pode contratar técnicos qualificados de fora do serviço público e apadrinhados políticos, sem concurso. No período de sete anos, esse tipo de indicação teve um crescimento de 35%, passando de 4.189 em 2002 para 5.678 em novembro passado.”

O Estadão disse que esses cargos são “3.236″, já O Globo avança “5.678″, após ter dito que eram mais de 22 mil.

A própria matéria do O Globo se encarrega de desmontar sua afirmação inicial, reconhecendo também que desse cargos de confiança e sem concurso, de fora do serviço público -segundo O Globo- quase 75% não é filiado a nenhum partido político (ou seja mais o menos 4.258 pelos números do Globo) e do 25,9% (mais ou menos os 1.420 restantes) que são filiados, só 80% (+ ou – 1.100) são filiados ao PT; O partido do Presidente da República.

Como reconhece O Globo: “Baseado em uma amostra dos ocupantes de DAS 5 e 6 e de cargos de Natureza Especial (NE), o estudo mostra que, no atual governo, 25,9% desses profissionais são filiados a partidos políticos, sendo que 80% deles declararam ser do PT.” (O Globo pág. 3 22/2/2010).

A matéria, -volto a insistir de capa- do jornal O Globo conclui dando a palavra -pasmem- ao DEM:

“Para o líder do DEM na Câmara, deputado Paulo Bornhausen (SC), o governo do PT faz um reaparelhamento político e mostra irresponsabilidade fiscal, ao criar despesas crescentes com os gastos com pessoal, que não podem ser revertidos.

— É uma característica dos governos do PT: vão inchando a máquina e criando despesas que são permanentes. Eles não têm preocupação com o inchaço da máquina e sim com o reaparelhamento, é um projeto de poder de cunho político, para controlar a máquina de dentro.”

O objetivo do O Globo é sustentar essa tese do DEM, por isso a confusão exposta no artigo e a ausência de qualquer referência aos Estados ou grandes municípios controlados pela oposição.

Por exemplo, no governo DEM-PSDB-PPS do DF, aquele de Arruda e Paulo Octávio, os cargos comissionados atingem o fabuloso número de 18.368 cargos; quase equivalente a todos os cargos semelhantes do governo federal em todo o país.

No governo do Estado de São Paulo, segundo nota oficial, os cargos de confiança seriam 5.678 (ante os 3.236 do governo federal). Já os cargos comissionados são quase o dobro do governo federal, mas nenhum jornal quer aparentemente publicar os dados.

Estes são alguns dos dados e contra eles, são a propaganda partidária enviesada à pretender o contrário.

Luis Favre


Leia também:
"Inchaço" público em São Paulo e no Brasil: confira a diferença
http://chicaodoispassos.blogspot.com/2010/02/inchaco-publico-em-sao-paulo-e-no.html

.

Nenhum comentário: