quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Obama e a lei de energia limpa

.

Por Paulo Cezar
Nassif,

Aproveitando esta afirmação :
“Conceição vê Barack Obama de mãos amarradas, cercado de lobistas que o impedem de fazer reformas essenciais e pressionado para que interrompa os gastos fiscais antes da hora adequada ”

Gostaria de trazer a tona uma discussão a respeito de uma lei que esta em tramitação no senado americano. Lei essa importantíssima para o meio ambiente , e que trará impactos gigantescos na onipotente indústria do petróleo americana.

Trata-se da seguinte lei: “The American Clean Energy and Security Act of 2009, (H.R. 2454)”. Ela já foi aprovada no congresso ( por estreitíssima margem – “219 a 212, com 44 Democratas votando contra” ) e atualmente esta em análise no senado americano.

Em suma, esta lei aplica limites de emissões para determinados setores industriais, limites estes que , uma vez ultrapassados, obrigariam as empresas a comprarem créditos de carbono no mercado. Uma das indústrias mais afetadas é a de Refino , que apesar de emitir pouco quando comparada as emissões veiculares, esta pagando o pato dos veículos, pois sua permissão de emissão seria 20 vezes menos do que é emitido atualmente ( Na verdade o refino emite muito menos, porém as emissões veiculares inflaram a conta de emissões atuais ).

Isso ainda pode mudar com a divisão destes 43 % também para a indústria automobilística. Porém com a crise nessa indústria, a tendência é penalizar o refino, pois o dos EUA é o mais avançado e competitivo do mundo. Outro setor importante, o de siderurgia esta sendo beneficiado pela lei, ineficiente e sem competitividade, é outra maneira de subsidiar esta indústria. Para a siderurgia será permitido emitir “o dobro” do que emitem atualmente, possibilitando a venda de créditos de carbono.

Enfim, a penalização do refino trás consigo uma conseqüência inevitável, o aumento dos preços dos combustíveis fosseis. Que irá , e essa é a intenção de Obama, auxiliar na substituição desses combustíveis por fontes alternativas, como a energia elétrica , ou mesmo os biocombustíveis e fazendo isso diminuirá a dependência americana por petróleo ( pelo menos para combustíveis ).

Links para mais informações a respeito :

http://energycommerce.house.gov/index.php?option=com_content&task=view&id=1560

http://www.nytimes.com/2009/06/27/us/politics/27climate.html

do Blog do Luis Nassif



.

Nenhum comentário: