segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O apagão de energia do Serra e do Aécio

.

Esperei alguns dias para haver mais informações sobre o blecaute (apagão) de energia.

Não julgar rápido é minha regra número um.

Primeiro: este é um ótimo momento para rever toda a segurança do sistema de transmissão de energia. Ele é muito bom, mas pode ficar MELHOR. O ideal são auditorias externas, várias delas. Portanto, as causas ainda estão por serem explicadas convincentemente.

Segundo: nas reportagens dos jornais, rádios e tvs conservadores só apareciam exemplos do RJ e da Sabesp (companhia de águas de SP). Fui investigar e veja estes dados:

"O problema começou às 22h13, ...

Os dados do operador apontam que às 22h29 a carga da região Sul (16 minutos após) já estava restabelecida, da região Centro-Oeste às 22h50 (37 minutos após) e da região Nordeste às 22h55 (42 minutos após o início). Às 23h50 foi restabelecida a carga de Minas Gerais (uma hora e 37 minutos após).

O restabelecimento gradativo de energia em São Paulo começou à 0h04 (uma hora e 51 minutos) e no Rio de Janeiro e Espírito Santo à 0h40 (2 horas e 27 minutos). À 1h44 foi restabelecido o SIN. Mas o problema todo foi sanado às 3h15 de quarta-feira (11)". http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u652896.shtml

O tempo para voltar a energia variou de 16 minutos à 2 horas e 27 minutos.

terceiro: Porque São Paulo ficou dias COM FALTA DE ÁGUA?

São Paulo ficou uma hora e 51 minutos "sem energia". Na realidade, aqui na região de Campinas a luz voltou em aproximadamente meia hora.

A Sabesp ganhou fama nacional por causa da propaganda maciça FORA do estado de S Paulo. O José Serra aumentou os gastos de propaganda do seu governo em 700%. Um absurdo.

Toda diretoria da Sabesp está empenhada em POLÍTICA. A empresa está perdendo qualidade. Os problemas da empresa estão aumentando à medida que o gerenciamento é substituído por propaganda e política. Todos os integrantes da diretoria estão lá indicados por INTERESSES POLÍTICOS.

A falta de água que aconteceu em são Paulo é somente uma pequena amostra da falta de planejamento, manutenção e preparo da Sabesp.

Como o Serra é amiguinho dos donos de jornais ele se torna vítima.

Quarto: Quem manda na Light, a empresa distribuidora de energia do RJ, é uma empresa chamada Rio Minas Energia Participações S.A. (RME). Quem controla de fato a empresa: Cemig - do governo de Minas Gerais. A Cemig quer mandar mais ainda comprando partes de outros sócios http://www.energiahoje.com/online/eletrica/transmissao/2009/10/22/396530/cemig-maior-na-light.html

A energia no RJ foi normalizada em 2 horas e 27 minutos (as 00h40).

Porque a Lúcia Hippólito disse no rádio que a energia da casa dela só voltou as 4 horas da manhã?

A comentarista é mentirosa, mas não teria porque mentir em algo tão banal.

A transmissão de energia voltou, a DISTIBUIÇÃO NÃO.

Porque a Lúcia não perguntou para o Aécio o que aconteceu?

Ela é safadinha, não?

Quem faz a distribuição no RJ é a Light. Ela NÃO conseguiu distribuir. OU FEZ CORPO MOLE para tirar proveito político do blecaute.

Quinto: de resto é o mesmo jogo político de sempre. O melhor para nós é:

a) o estudo sério e racional para melhorar o sistema de distribuição de energia. Mesmo que tenha sido os raios que causaram o blecaute é necessário rever todo o sistema. Ele é bom, é considerado um dos melhores do mundo. E PODE MELHORAR.

b) devemos saber o que aconteceu com a Sabesp. O que pode melhorar e quais as ineficiências dela. Devemos colocar pressão para ter menos propaganda e menos política na empresa.

c) a Light tem que fazer um estudo sério sobre o porque demorou tanto para voltar a distribuir energia. Rapidez de reação é uma das maiores virtudes de áreas estratégicas.

Isto é mais importante: estudar, aprender e melhorar sempre.




.

Nenhum comentário: