sexta-feira, 2 de outubro de 2009

TCU proibiu PF de fazer a segurança de prova do ENEM

.

Ontem, a PF alegou que não teve qualquer participação no processo porque foi proibida pelo Tribunal de Contas da União (TCU), de fazer esse tipo de atividade. Ah! o TCU. Aparelhado pelo DEM e PSDB a serviço da oposição.

Ah o TCU, que bloqueia todas as obras do PAC, para prejudicar Dilma, mas fecha os olhos para as obras do Rodoanel superfaturado para favorecer José Serra.

O pedido de apoio foi feito pelo MEC, e, em julho, foi realizada reunião com integrantes do Inep — órgão do ministério —, em que a PF informou que não poderia participar do processo. Antes de 2005, a PF guardava as provas nas superintendências até o dia do exame.

Do edital do novo Enem, liberado em junho, consta a exigência de interação entre o consórcio vencedor e a PF. O edital chega a mencionar que as viagens de policiais seriam pagas pelo Inep. O uso de vigilância armada e monitoramento por câmeras durante 24h ficou apenas a cargo do consórcio.

Neste consórcio, está a A Plural Editora e Gráfica Ltda,da Folha de S.Paulo.(Ontem, a Folha se fez de morta durante todo dia. Somente a noite, divulgou nota da Gráfica, e só hoje disse que também foi procurada pelos dois laranjas.)

Pelo edital, o consórcio Connase deveria empregar seguranças armados e filmar por 24 horas todos os locais onde a prova é manuseada. As fitas deveriam ser entregues ao Inep em até três dias, sem edição. O documento dizia que número de vigias e o tipo de armamento a ser usado fica a critério da empresa. Todas as pessoas que trabalham para o consórcio devem assinar termo de confidencialidade. E para ingressar na gráfica e no centro de distribuição, precisariam passar por detectores de metais. A entrada de qualquer equipamento eletrônico também é proibida no edital, para evitar fotos ou repasse de informações por celulares. Qualquer material inutilizado precisa passar por “trituração dupla e picotamento duplo na sede” da empresa.

Em São Paulo, a PF abriu inquérito ontem de manhã para investigar os responsáveis pelo vazamento. Um delegado da área fazendária iniciou os trabalhos ontem mesmo. Estava previsto que dois repórteres de “O Estado de S. Paulo” seriam ouvidos pelo delegado, na tentativa de identificar os homens que tentaram vender cópia das provas para o jornal, por R$ 500 mil.

A PF pretende ouvir ainda funcionários da Gráfica Plural, da Folha de S.Paulo, onde as provas foram impressas.

Alguns comentários na página da Folha - sempre aberto quando a notícia é contra o governo

"Mas também, esse ministério... Como é possível que tenham mandado imprimir as provas em São Paulo???
A sede das conspirações demo-tucanas?
E na gráfica da Folha de São Paulo!!!
A porta-voz do golpismo latino-americano???
É claro que isto é abrir as portas para o "imponderável"...Não se espera - como sempre - que a Folha se explique, mas o ministério deveria explicar porque escolheu essa empresa para imprimir as provas do ENEM."

"O que se vê são todas as formas de sabotar o governo Lula. Coincidentemente uns dias antes o Jornal Nacional exibiu uma material exculhambando com ENEM, dizendo que algumas pessoas teriam que viajar mais de 200Km para fazer a prova. Se preparem pois 2010 está ai e veremos sequencias elouquentes de factoides, "escandalos", golpes e crises sem fim. Haja estomago."

"A gráfica responsável pela impressão das provas é do grupo Folha, o mesmo que vem tentando minar o governo federal com reportagens fraudulentas, como o grampo do STF que não existiu e a ficha falsificada da ministra Dilma. Que imprensa é essa, meu Deus"

"Se for comprovado que o vazamento ocorreu de dentro da gráfica é o Grupo FOLHA que deveria arcar com os R$ 30 milhões referentes aos custos de reimpressão do Enem, além dos custos de relogística e eventuais processos judiciais que venham a acontecer em decorrência da falha.Como contribuintes ficamos indignados se este montante sair dos cofres públicos"

"Fiquei estarrecido, ao tomar conhecimento_não através do grupo Folha_que o conteúdo das provas possilvelmente tenha vazado por uma das empresas do referido grupo.Senhores, isto é um absurdo!Caso haja de fato procedência desta informação, estaremos diante de mais uma baixa tentativa de terrorismo interno, perpetrado pelos mesmos, que não admitem um país plural e, um governo empenhado em alargar o ensino superior para os mais pobres.A máscara cai, quando serão punidos os mascarados é outra história"

"Isso está me cheirando à sabotagem, tem cara de mais uma armação contra o Governo Presidente Lula.A última pesquisa sobre a avaliação do Governo Lula demonstrou crescimento da avaliação positiva sobre educação.Esperemos os desdobramento do episodio."

"Mais uma tentativa de desmoralizar o governo Lula. O Estadão, mestre dos PIG's (Partido da Imprensa Golpista), revesa com Veja e demais. Ora um, ora outro. O Brasil ainda é um País muito vulnerável"

"Tá muito esquisita essa estória.Espero que as investigações comecem pelos "tais dois homens".Que o jornal faça o seu papel e informe aos seus leitores os nomes dos dois indivíduos. Acredito que numa situação dessa, DE INTERESSE PÚBLICO, o segredo do informante tem que ir para o saco !Espero que o jornal faça o seu papel"

Uma pergunta para os leitores: Vocês lembram do Léo Rocha, funcionário da Folha que repassou um dossiê? Relembre lendo nossa matéria aqui no arquivo do blog. Coincidência? Veja o que eu perguntei aqui nesta matéria

Do blog Amigos do Presidente Lula
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2009/10/os-laranjas-estava-servico-de-quem.html



.

Nenhum comentário: