sábado, 10 de outubro de 2009

Governo Serra apronta e TCU joga a culpa no governo Lula

.

O jornal O Estado de São Paulo traz uma pérola política.

Para justificar seus atos o TCU disse que já ajudou o Brasil a economizar 1,1 bilhões.

Veja um trecho da reportagem abaixo:

"A maior economia foi registrada na construção do trecho sul do Rodoanel, em São Paulo. O ajuste feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Desenvolvimento Rodoviário S A (Dersa) e pelos consórcios da obra apresentou diminuição de R$ 311,8 milhões no custo."

Ou seja, a obra tocada e administrada pelo governo do estado de São Paulo SOZINHA correspondeu a mais de 30% do valor que o TCU ajudou a poupar.

Lógico que o nome do governador NÃO APARECE na reportagem.

JAMAIS apareceria o nome dele. O dono do jornal é amigo ...

O Blog do Chicão já publicou uma reportagem sobre esta obra (uma estrada de 61 kilômetros que não para de bater récordes de custo - alguns a chamam de rouboanel, de tão cara). http://chicaodoispassos.blogspot.com/2009/09/ministerio-publico-federal-evita-rombo.html

Eu sei que outra das obras que teve economia de recursos também não era tocada pelo governo federal. Portanto, foi uma pena que a reportagem não colocasse claramente quais são as obras que reduziram preços e quais são aquelas cujos "indícios" do TCU era furo na água.

Minha opinião é que toda fiscalização é importante.

Importante também é melhorar os critérios de fiscalização. Por exemplo: a Petrobras vive reclamando que na contrução de refinarias de petróleo o TCU não deveria usar os mesmos critérios que em obras de civis normais. Nada mais justo!

Todavia, sabemos pelo histórico de disputa de partidos pelos cargos que a prioridade não é técnica, tanto no TCU quanto nas obras estaduais, federais e municipais.

No caso do estado de São Paulo até para conseguir uma reforma da escola os diretores de escolas estaduais tem que pedir para os deputados estaduais amigos do governador.

O resultado deste absurdo são escolas estaduais de péssima qualidade e reformas que necessitam de reformas. Veja aqui este absurdo: http://chicaodoispassos.blogspot.com/2009/10/reforma-que-pedem-reformas.html

Nós estamos apenas engatinhando na fiscalização das obras públicas.

O ideal seria que toda a documentação destas obras estivessem disponíveis na internet para todos poderem ter livre acesso.




.

Nenhum comentário: