segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Juros Bancários, quem acreditou nos comentaristas safadinhos se ferrou.

.

Machete de hoje do UOL: Bancos públicos superam os privados em lucro e tamanho

"Uma das explicações para essas mudanças é o avanço dos bancos públicos no crédito nos últimos 12 meses. ... as instituições estatais, cujo ativos e lucros cresceram com o aumento nos empréstimos. Esse avanço foi uma determinação do governo (do PT) para evitar uma recessão maior na virada do ano. Houve até mesmo mudanças na presidência do BB, a maior instituição do país, diante da política do banco de acompanhar os bancos privados na redução do crédito e no aumento dos juros".

Este é o resultado de uma ação acertada do governo do PT para enfrentar a crise mundial.

Veja o que um destes colunistas da revista Veja escreveu na época em que estas medidas foram adotadas: "A recente ingerência no Banco do Brasil frustrou quem achava que ele estava protegido contra o populismo inconsequente. Ao emitir a ordem para baixar os juros e expandir o crédito, o governo agiu como se fosse dono do banco e não o seu acionista controlador, condição que não inclui o poder de ditar políticas prejudiciais à instituição e aos acionistas minoritários".

Leia o que eu escrevi na época: Juros bancários: os histéricos querem te enganar http://chicaodoispassos.blogspot.com/2009/04/juros-os-histericos-querem-te-enganar.html

Um conhecido correu e vendeu suas ações do Banco do Brasil. Perdeu dinheiro, muito dinheiro. Quem manda acreditar nestes "colunistas".

Eles seguem a linha editorial do dono da revista. Ou seja, o compromisso deles é com o dono da revista.

O que os bancos públicos fizeram foi diminuir os juros, ganhar no volume e FICAR COM OS MELHORES CLIENTES.

Um outro amigo comprou um carro. A melhor proposta de financiamento foi do Banco do Brasil. Ele nunca havia feito negócios com o banco, não era cliente. Gostou tanto que abriu uma conta lá. Ele é um ótimo cliente, já que NUNCA deu um cheque sem fundo.

Eu já previa este fenômeno, é algo básico na economia.

Eu terminei o texto citado acima escrevendo: "Você pensa que este Mailson (e os histéricos dos jornais e tvs) são babacas? Eles são muito bem remunerados por divulgarem notícias como estas que esculhambam com o não interessa aos MUITO RICOS".

Alguns dias depois eu escrevi outro texto: Juros bancários: a hora da verdade ( http://chicaodoispassos.blogspot.com/2009/05/juros-bancarios-hora-da-verdade.html )

Siga o raciocínio: "O governo federal mandou o Banco do Brasil e a CEF abaixarem os juros. Parte da elite, acostumada a viver de renda, chiou. Vários comentaristas alarmaram contra o ato do banco. Foi feito o xilique normal dos jornais conservadores e seus "comentaristas". Eles querem impedir a queda dos juros, pois juros alto é grana no bolso deles. Grana limpinha e SEM RISCO".

"...Se depender dos bancos privados, eles nos entopem de juros, para ganhar mais e mais. Depois da histeria da imprensa conservadora, que quer saber apenas de dinheiro no bolso dos seus donos milionários, chegou a verdade".

A verdade chegou e a imprensa conservadora evita fazer esta reflexão que estou fazendo com vocês.

O governo do PT tomou uma atitude correta. O Estado tem que ser forte para poder intervir na economia e balancear os desejos de lucros ENORMES e SEM RISCOS dos muito ricos.

É por isto que eles sempre quiseram destruir o Banco do Brasil, a CEF e, agora, querem destruir o BNDES.

Outro dia um destes comentaristas dizia que o Brasil tem que desmamar do BNDES. Traduzindo: O BNDES deve ser reduzido e anulado.

Eu acho que ele deve ser fortalecido, deve ter aumento de capital. Ele deve crescer mais ainda.

É desta forma que faremos um grande país.

São duas posturas diferentes. Cabe voê escolher qual delas é melhor para o Basil.


Leia também:

Banco do Brasil: quem é trouxa acredita na revista Veja
http://chicaodoispassos.blogspot.com/2009/08/banco-do-brasil-que-e-trouxa-acredita.html

O melhor para a classe média: juros menores e taxação da poupança
( http://chicaodoispassos.blogspot.com/2009/06/o-melhor-para-classe-media-juros.html )

O sonho da classe alta e a insensatez da classe média
( http://chicaodoispassos.blogspot.com/2008/12/o-sonho-da-classe-alta-e-insensatez-da.html )

A imprensa nacional é irracional?
( http://chicaodoispassos.blogspot.com/2008/07/imprensa-nacional-irracional.html )

Uma aula de economia dada pela Petrobras
( http://chicaodoispassos.blogspot.com/2009/08/uma-aula-de-economia-dada-pela.html )



.

Nenhum comentário: