sexta-feira, 16 de julho de 2010

Boa notícia: Redução de 75% no desmatamento da Amazônia

.

O desmatamento ilegal na Amazônia foi reduzido em 75% na última década e, especialmente, nos últimos cinco anos, afirmou ontem o instituto britânico Chatham House atribuindo essa redução à iniciativa do governo de intensificar o combate às derrubadas e de modernizar o sistema de transporte e comércio de madeira pela instituição do Documento de Origem Florestal (DOF). Em relatório de âmbito mundial sobre a exploração ilegal de madeira, o Chatham House elogia o sistema brasileiro de monitoramento de florestas e cita o aumento no número de operações policiais na Amazônia para combater o desmate, ao mesmo tempo em que aponta falhas no cumprimento das punições aplicadas por infrações cometidas na floresta amazônica.


“As penas nem sempre são aplicadas. Apenas 2,5% das multas são recolhidas”, diz o estudo, que também alerta para o risco de que o Brasil adote legislação ambiental incoerente, como vem denunciando ONGs ambientalistas diante das recentes mudanças no Código Florestal aprovadas em comissão da Câmara.

O diagnóstico patrocinado pelo Chatham House informa que a exploração ilegal caiu até 75% nos três países que são os principais fornecedores de madeira – Brasil, Camarões e Indonésia. Essa queda poupou do desmatamento ilegal 17 milhões de hectares de floresta, área equivalente ao território do Reino Unido, e evitou que fossem lançadas na atmosfera pelo menos 1,2 bilhão de toneladas de gases que provocam o aquecimento da Terra.

Outra conseqüência da redução do desmatamento ilegal foi a diminuição do contrabando de matéria-prima. O estudo estima que a importação de madeira ilegal pelos principais países consumidores caiu 30%, pelo menos.

Leia o resto do texto no site BRASÍLIA CONFIDENCIAL
http://www.brasiliaconfidencial.inf.br/?p=18840


Nota do Chicão:

Amigos meus que conhecem bem o Pará contam: a pressão social e econômica está alta lá.

Sabe porque?

Porque o comércio ilegal de madeira é uma das principais fontes de renda do estado. Ela alimenta uma ampla gama de negócios.

Funciona assim: o policial corrupto tem um complemento de renda fixo do tráfico de madeira. Ele gasta na cidade este dinheiro. Sem o dinheiro do tráfico de madeira, o policial não gasta e fica puto com quem defende a natureza.

Não é só o policial corrupto. É o dono de posto de gasolina que vende menos combustível para caminhões que transportam a madeira.

É o caminhoneiro que tem menos carga para transportar, etc, etc, etc.

Todas estas pessoas ficam profundamente insatisfeitas com esta diminuição da devastação.

É urgente e necessário injetar dinheiro "limpo" naquela região para compensar a saída do dinheiro sujo do desmatamento.

Se isto não acontecer... será questão de tempo para a destruição voltar aos níveis ELEVADOS que existia quando o estado do Pará e o governo do Brasil estavam nas mãos do PSDB.

Aliás, segundo estes amigos, em grande parte do Pará o tema da campanha é este saudosismo: na época do PSDB no governo federal e no governo do estado do Pará havia uma fiscalização de "brincadeirinha" e eles podiam ganhar o dinheiro deles em paz e sem medo.

A boa notícia da redução do desmatamento significa que a vida de muita gente mudou para pior. Isto tem reflexos sociais e políticos importantes.

Leia também:

Madeira ilegal: cresce conflito em Prainha, no Pará
http://chicaodoispassos.blogspot.com/2010/01/madeira-ilegal-cresce-conflito-em.html

Saiba porque é tão difícil combater o trabalho escravo
http://chicaodoispassos.blogspot.com/2009/12/saiba-porque-e-tao-dificil-combater-o.html

Mais mil fiscais para proteger a natureza. Mais mil novos funcionários públicos
http://chicaodoispassos.blogspot.com/2009/05/mais-mil-fiscais-para-proteger-natureza.html

Estratégia eleitoral: um ex-deputado ruralista na secretaria do meio ambiente do estado de São Paulo
http://chicaodoispassos.blogspot.com/2008/12/estratgia-eleitoral-um-ex-deputado.html



.

Nenhum comentário: