quinta-feira, 29 de abril de 2010

Boa Notícia: leilão terá o equivalente a um ”Belo Monte” em energia renovável

.


EPE cadastra 478 empreendimentos com capacidade instalada de 14.529 MW, mais que os 11.233 MW da hidrelétrica que será construída no Xingu

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) cadastrou 478 empreendimentos para o próximo leilão de energia renovável, que será realizado ainda neste primeiro semestre. Ao todo, os projetos têm capacidade instalada de 14.529 megawatts (MW), superior aos 11.233 MW da Usina de Belo Monte. A energia deve ser entregue a partir de 2011.

Participarão do leilão usinas eólicas, a biomassa e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).

A possibilidade de licitação de energias alternativas é um dos argumentos de ambientalistas contra a construção de Belo Monte. Para o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, porém, as duas fontes terão seu papel no abastecimento de energia. “É importante observar que tanto a fonte eólica quanto a biomassa são complementares à geração hidrelétrica”, disse, em nota oficial.

Em entrevista recente ao Estado, Tolmasquim afirmou que as usinas de biomassa poderiam complementar a geração de Belo Monte, já que a safra de cana-de-açúcar coincide com o período de seca na Região Norte do País, quando a usina estará gerando bem abaixo de sua capacidade instalada. São Paulo terá o maior número de usinas desse tipo. São 32 projetos no Estado, com capacidade de 1.873 MW.

A maior parte do volume cadastrado para o leilão, porém, é de centrais eólicas: 399, com potência de 10.569 MW. Depois, vêm as térmicas a bagaço de cana, com 55 projetos e 3.518 MW. Há ainda propostas de duas usinas abastecidas por resíduos de madeira (57 MW) e quatro (131 MW) por capim-elefante. Dezoito PCHs se cadastraram, com oferta total de 255 MW.

Eólicas e PCHs terão de entregar energia a partir de 2013. Já as usinas a biomassa terão três datas de início de entrega, entre 2011 e 2013". O Estado de S.Paulo


Nota do Chicão:

Faz pouco tempo que o algumas pessoas chamavam de romântica minha defesa da energia eólica.

Diziam que era muito cara.

Eu dizia que o volume de investimento iria iniciar uma corrida tecnológica para gerar energia eólica com competitividade.

O preço está caindo. E vai cair mais ainda.

Leia também:

Boa Notícia: aquecedores solares serão obrigatórios nas casas do "Minha Casa Minha Vida 2"
http://chicaodoispassos.blogspot.com/2010/04/boa-noticia-aquecedores-solares-serao.html




.

Nenhum comentário: