terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Energias renováveis no Brasil, números

.

Na postagem anterior comentei um texto da Míriam Leitão cheio de mentiras e enganações. São dados que não condizem com a realidade. estes dados foram prontamente desmentidos pelo presidente da Empresa de Planejamento Energético.

Aqui vai alguns trechos, no início da resposta é reproduzida uma parte do texto da Miriam Leitão. É impressionante (mas não novidade) os erros que ela comete.

1. “No Brasil só se pensa em barragem ou térmica a combustível fóssil. Isso porque o planejamento do setor energético brasileiro envelheceu. Precisamos de um Plano Real na energia (sic)...” (3° parágrafo)

Tal afirmação de forma alguma condiz com o esforço feito nos últimos anos para viabilizar as chamadas fontes alternativas (fundamentalmente energia eólica, pequenas centrais hidrelétricas e térmicas a bagaço de cana-de-açúcar). Foram implementadas nos últimos sete anos as seguintes iniciativas:

• Programa de Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) – 3.154 MW (total previsto para estar em operação em 2010);

• Bioeletricidade contratada nos leilões de energia nova de 2005 a 2008 – 803 MW;

• Leilões específicos para fontes alternativas de 2007 e 2008 – 2.917 MW;

• Leilão de Energia Eólica de 2009 – 10.000 MW habilitados pela EPE para participar do certame que ocorrerá em dezembro deste ano.

Sem contar com o volume relativo ao leilão de energia eólica, que está para se realizar, foram contratados pelas distribuidoras nos leilões realizados pelo MME nos anos recentes 6.874 MW em fontes alternativas, volume que supera a capacidade instalada das usinas hidrelétricas do Rio Madeira (Jirau e Santo Antônio), que juntas somam 6.450MW.

2. “(...) a maior parte da nova capacidade instalada é de origem térmica, na maioria, fóssil.” (4° parágrafo)

Novamente os dados não correspondem à realidade. De acordo com o Balanço Energético Nacional (BEN) 2008 e com dados do Comitê de Monitoramente do Setor Elétrico (CMSE), entre 2003 e 2010 terão sido instalados 34.592 MW de nova capacidade no país. Deste total, cerca de 69% são de fontes renováveis e 31% correspondem a fontes não renováveis (fósseis).

3. “Da energia nova contratada nos leilões de energia do governo Lula, 63% são de termelétricas e 37% de hidrelétricas.” (4° parágrafo)

Segundo informações disponíveis no site da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), nos leilões de contratação de energia elétrica proveniente de novos empreendimentos, que ocorreram entre 2005 e 2008, foram adquiridos 42.010 MW, dos quais parte já entrou em operação e parte estará em funcionamento nos próximos anos. Deste total, 53% são de hidrelétricas, 38% de termelétricas a combustíveis fósseis e 9% de termelétricas à biomassa. Portanto, do montante total
negociado, 62% são de origem renovável e o restante, 38%, de fóssil.


Nota do Chicão:

Concordo que há um esforço grande feito pelo governo do PT para aumentar a geração de energia renovável no Brasil.

Porém, a urgência do problema gera a necessidade de uma ação mais forte.

Todavia, comparar o esforço feito no governo atual com a calamidade do governo passado é indecente.

Qualquer anta sabe que o governo atual fez MUITO MAIS na área de energia.

Sabe também que está deixando muito mais obras em andamento, planejando muito mais hidrelétricas, etc.

Sabe que agora há planejamento sério. Por exemplo: o governo anterior licitou hidrelétricas sem planejamento, sem projetos, sem licenciamentos, etc.

Fez tudo nas coxas e inclusive para empresas sem condições de construí-las.

Hoje, quando há licitação é porque tem projetos, tem licenciamento, tem tudo. Todos ficaram sabendo do leilão de uma hidrelétrica gigante que foi adiado por falta do licenciamento ambiental.

Isto é sinal de competência, sinceridade e organização.

O texto que complementa este é:
http://chicaodoispassos.blogspot.com/2009/12/energia-as-mentiras-da-miriam-leitao.html



.

Um comentário:

Jorge Purgly disse...

Olá!
Estou escrevendo sobre energia solar fotovoltaica e fontes renováveis de energia bem como de soluções ecologicamente corretas.
Confira em http://mastersuno.blogspot.com
Veja tambem meus outros blogs em
http://purgly.blogspot.com
http://drbachflower.blogspot.com
http://biometrio.blogspot.com
http://konektigi.blogspot.com
Conheça meu diretório de sites sociais em http://xeesm.com/JorgePurgly
Aproveito a oportunidade para desejar um Feliz Natal e um ano de 2010 pleno de realizações.
Um abraço,
Jorge