quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A mania de vítima das classes mais ricas e a democracia real

.

O presidente Lula critica a imprensa conservadora.

Uma manifestação é convocada para denunciar a parcialidade e manipulação da imprensa conservadora.

Os donos das TVs, jornais e rádios dizem: é uma escalada autoritária esta manifestação.

Quer dizer que nem protestar as pessoas e entidades podem?

Eu digo: podem e devem.

As pessoas são livres para manisfestarem o que pensam.

Os donos de Jornais, Tvs e rádios querem todo mundo caladinho para eles ganharem cada vez mais dinheiro e poder.

Para manter o poder eles gostam de se fazerem de vítimas.

É a mania da classe mais alta: eles se sentem injustiçados.

Me faz lembrar uma conversa com um conhecido sobre o empregado que cuida da fazenda dele.

Ele se acha o melhor patrão porque "dá casa para ele morar" na fazenda.

E o empregado é ingrato e não faz tudo o que ele quer.

Esta conversa foi num domingo de manhã. Eu perguntei para ele: "hoje é domingo, você tira leite no domingo?"

Ele respondeu: "é lógico. Todo dia tem que tirar leite".

Eu falei: "então o seu empregado levantou cedo no domingo para trabalhar, como faz todos os dias, de segunda a segunda. E se um cavalo ou vaca tem problemas à noite, quem cuida dela?"

O meu conhecido começou a ficar nervoso...

Um outro colega, que também tem fazenda, começou a rir. E disse: "Chicão, pergunta para ele da mulher do seu empregado. Pergunta o quanto ela ganha."

O patrão bonzinho disse: "ela não ganha nada. Ela não é minha funcionária." Levantou todo bravo e foi para o outro lado.

Aí meu amigo me disse: "sabe o que é pior. Ele acredita mesmo que ele faz muito e recebe pouco. A mulher do sujeito limpa a casa onde ele dorme quando vai para a fazenda. Faz a comida que ele come enquanto está lá..."

Sem querer toquei numa ferida: o empregado que cuidava de tudo na fazenda, dia e noite, estava querendo que a esposa fosse registrada. E o fazendeiro, com cabeça tradicional, se sentia sacaneado. O patrão se sentia uma grande vítima.

Meu amigo, um sujeito mentalmente diferente da média dos fazendeiros, reconhecia que a esposa do empregado trabalhava para o patrão. Nada mais normal, portanto, que ela recebesse um salário.

O empregado é errado de quere o melhor para si mesmo.

Os jornais e tvs conservadores mentem, enganam, selecionam as notícias segundo seus interesses mesquinhos querem difundir a idéia de que as pessoas não podem lutar para ter o melhor para si mesmas.


Leia também:

A GLOBO ABAFOU UM ESQUEMÃO DE CORRUPÇÃO!
http://blogdoonipresente.blogspot.com/2010/09/furacao-no-mato-grosso-do-sul.html


.

2 comentários:

soniapt disse...

foi esse papo que tive com uma amiga minha no ceara, ela paga o salario minimo, o cara trabalha de 2 a sabado das 6 as 17 hors, ela cobra o aluguel, a luz e as frutas, e acha que e maravilhosa, e odeia o lula pq ele deu a bolsa familia , pra o povo nao ser explorado como essa elite sempre explorou , eu derrubei todos os argumentos contra o lula, ai ela apelou, ele batia na mae, ai nao aguentei, amiga somos amigs a 40 anos , se repetir essa merda nunca mais falo com vc , hoje a gente se fala sempre, mas politica esta excluido do nosso papo

Henrique Campanilli disse...

Sabe, achei seu blog (tive contato com ele somente agora) interessante. É extremamente cansativo você observar o quão a mídia, de maneira geral, é parcial com sua nuances jornalísticas - não fariam isso de maneira explícita. Mas queria também deixar claro que estas discussões se remetem ao enfadonhismo da prostração humana, onde a estirpe final se deflagra no poder. E isso, infelizmente, vem de todos os lados. Mas o que mais me EMPUTECE no PSDB é o cinismo e a hipocrisia de suas "delações" e ideais, e algumas pessoas se colocam na mesma situação, defendendo com unhas e dentes suas mentiras e ilações como 'irrefutáveis verdades'. Isso é nojento.
Costumo comentar sobre o comportamento humano em meu blog. Adoraria que desse uma passada por lá (www.aceitacoes.blogspot.com). Abraços.