quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Nacionalismo: Brasil amplia sua fronteira marítima na área do pré-sal

.

O Brasil acaba de se declarar "dono" para exploração econômica de uma área 960 mil Km2 de mar onde estão localizadas as reservas de petróleo do pré-sal.


A medida não conta com o aval da ONU, que por influencia dos EUA já se manifestou contra.

A história é a seguinte: a convenção das Nacções Unidas sobre o Direito do Mar, de 1982, permite que países reinvindiquem direitos sobre o oceano de até 350 milhas náuticas da sua costa. São Zonas Econômicas Exclusivas.

Os governos anteriores ao governo do PT tiveram MEDO do EUA e da Europa e ficaram quietinhos. Não reivindicaram nada para o Brasil (apresentaram inúmeras desculpas, postergaram, enrolaram...).

Lembra que a imprensa conservadora acusa o PT de ser anti-americano?

Um dos motivos é que o atual governo revindicou uma área MUITO grande do mar para ser Zonas Econômicas Exclusivas.

Imagina quanto de minérios, tipo petróleo, tem na plataforma continental do Brasil? (Plataforma continental é a terra que fica no fundo do mar).

Em 2004 o governo do PT encaminhou à ONU a reivindicação do Brasil. Esta reivindicação do Brasil foi rejeitada por pressão dos EUA.

O que foi feito agora?

Uma resolução interministerial resolveu "peitar" a ONU e decidiu: qualquer empresa ou nação que queira prospectar recursos da Plataforma Continental Brasileira terá que pedir autorização ao governo do Brasil.

É uma forma de tomar posse de fato e FACILITAR a negociação posterior sobre os direitos da NOSSA PÁTRIA.

Parabéns Brasil!

Um lindo presente de 7 de Setembro.

O Brasil é nossa pátria. Somos privilegiados por termos encarnados aqui.


.

Nenhum comentário: